fonte: CREMESP

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) não concorda com qualquer tipo de publicação ou reportagem que tenha o objetivo de produzir um ranking da classe médica.

Tais publicações podem ferir a ética médica ao promoverem determinados médicos em detrimento de outros colegas, podendo caracterizar, ainda que indiretamente, publicidade indevida, concorrência desleal e angariação privilegiada de clientela. Além disso, as diversas possibilidades de vínculos (públicos e privados) e de inserção profissional (clínica, assistência, ensino, pesquisa, gestão, dentre outras) também impedem comparações generalizadas.

Sendo assim, o Cremesp orienta os médicos que não aceitem a veiculação de seus nomes e informações pessoais nesse tipo de publicação e que comuniquem ao Conselho sempre que ocorrer a divulgação sem a devida permissão do profissional. Também aconselha a não participação dos colegas, a convite de tais publicações, na indicação ou “eleição” de médicos e hospitais.

Diante do exposto acima, o Cremesp manifesta sua preocupação e sua discordância com a matéria publicada na última semana, intitulada como “Campeões do Estetoscópio”, que com o seu conteúdo colocou em exposição os médicos e a Medicina, valorizando o lado comercial e, com isso, confundindo e induzindo a sociedade de forma totalmente parcial.