Tendo quase sua capacidade máxima atingida, o auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá, sediou, neste sábado, dia 28, a I Jornada Carioca de Cirurgia Pediátrica que contou com a presença de 57 pessoas durante todo o dia de palestras.

O evento começou com o presidente da CIPERJ, Dr. Kleber Moreira Anderson, e a vice-presidente, Dra. Lisieux Eyer de Jesus, dando às boas-vindas aos presentes e mostrando a importância da realização do evento, que ocorrerá anualmente.

Logo em seguida, tiveram início as palestras da mesa-redonda sobre Problemas Atuais em Cirurgia Neonatal, que teve Malformações da parede abdominal: Perspectivas de tratamento e novas ideias, com o Dr. Manoel Carlos Velhote, Atresia de esôfago: tratamento das atresias do tipo long-gap. Novas ideias e ideias nem tão novas assim, com o Dr. Luciano Guimarães, Intestino curto: perspectivas. Bianchi, STEP, transplante ou desalento?, com a Dra. Fernanda Percope e Acesso venoso em neonatologia: PICC e punção venosa profunda. Ainda se disseca veia?, com o Dr. Douglas Caetano. Após as apresentações, os palestrantes debateram os assuntos com os presentes.

Encerrando as atividades da manhã, a Dra. Renata Nogueira falou sobre Diagnóstico fetal – do US à ressonância, e a Dra. Juliana Esteves ministrou palestra sobre Diagnóstico fetal: entre a obstetrícia, a pediatria e a cirurgia pediátrica – como aplicar a idéia de multidisciplinaridade?, seguido de um debate com os presentes.

As palestras da tarde tiveram início com a mesa-redonda sobre Urologia Neonatal: quando e como atuar, com a Dra. Lisieux Eyer de Jesus abordando Hidronefrose fetal: que importância tem?, o Dr. Samuel Dekermacher falando sobre O neonato com hidroureteronefrose bilateral: como abordar e o Dr. Daniel Gilban apresentando o tema Genitália atípica: qual a forma prática de atuar?, seguido de um debate com os presentes.

Finalizando o evento, os alunos da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica apresentaram o que foi realizado ao longo do ano e a Dra. Lisieux Eyer de Jesus abordou Atendimento neonatal cirúrgico no Rio de Janeiro: como é e como devia ser.

A II Jornada Carioca de Cirurgia Pediátrica será realizada em novembro de 2016. Assim que a data e o local forem definidos, serão divulgados no site da CIPERJ e nas redes sociais.

VEJA AS FOTOS