A II Jornada Carioca de Cirurgia Pediátrica foi realizada neste sábado, dia 3, ao longo de todo o dia no auditório do Hospital Rios D´Or, em Jacarepaguá.

O evento teve início com o presidente da CIPERJ, Dr. Kleber Moreira Anderson, agradecendo a presença de todos e dando um balanço sobre as ações realizadas pela entidade, principalmente o problema da Prefeitura do Rio não ter cirurgiões pediatras contratados para sobreaviso nas UTIs Neonatais das maternidades. Em seguida, a vice-presidente, Dra. Lisieux Eyer de Jesus, agradeceu a presença de todos e mostrou sua expectativa para a jornada e para as palestras e temas a serem abordados.

Dando início as atividades científicas, ocorreu mesa-redonda sobre Doenças urológicas comuns na infância, que contou com palestras da Dra. Bianca Ribeiro (Ressonância Magnética urológica dinâmica: modo de usar), Dra. Lisieux Eyer de Jesus (Hipospádias proximais: qual é mesmo o estado da arte?) e Dr. Marcelo Braz (Disfunção miccional e o cirurgião), seguido de um debate.

Após o intervalo para o café foi a vez de mesa-redonda sobre Tumores na Infância, que teve apresentações abordando Acesso venoso para quimioterapia: particularidades, aspectos técnicos e rotinas de cuidados, com a Dra. Simone Coelho, Neuroblastomas pediátricos: como estamos?, com a Dra. Ana Favre, Teratomas sacrococcígeos: diagnóstico e conduta pré-natal, aspectos técnicos e protocolos de seguimento, com a Dra. Vilani Kremer. Em seguida, houve grande debate sobre os temas abordados entre os presentes e os palestrantes.

Depois do almoço, o evento continuou com a mesa-redonda sobre E quando as crianças cirúrgicas têm questões clínicas?, que contou com palestra da Dra. Valéria Schincariol (Criança diabética: como preparar e como planejar o pós-operatório?) e do Dr. Oscar Cirne (Quando os pais não querem e o médico indica? Quando intervir?). Infelizmente a Dra. Ivete Martins Gomes, que falaria sobre Abuso sexual na infância: como as coisas estão funcionando?, teve um problema pessoal e não pode ministrar sua palestra.

Dando continuidade, houve a mini-conferência Hemangiomas e linfangiomas: propranolol, bleomicina e outras fronteiras, com a Dra. Karimy Mehanna.

Após intervalo para o café a jornada teve sua última mesa-redonda, sobre Consultório de Cirurgia Pediátrica: como eu trato, onde a Dra. Danielle Forny abordou Criptorquias, testículos retráteis e testículos ascendentes: quais são os protocolos do momento? e o Dr. Silvio Carvalho, que falou sobre Constipação grave: como tratar? Quando e como investigar doença cirúrgica?

BAIXE AS PALESTRAS (ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS CIPERJ)

Caso seja um associado e não possuo seus dados de acesso à área restrita, faça seu recadastramento.

VEJA AS FOTOS