por Paulo C I Domingues, CFP®. | paulo.cid@iteranex.com.br

Quanto mais experiente um profissional se torna, mais desafios ele precisa aceitar em seu trabalho. Riscos são inerentes ao desenvolvimento da competência e resultados adversos ocorrem em algumas ocasiões. Mesmo seguindo os protocolos estabelecidos, a interpretação dos fatos por terceiros independem da nossa vontade e é muito emocional.

Um diretor ou chefe de equipe também não pode estar presente em todos os procedimentos, embora seja o responsável pelo desfecho do trabalho.

Dentro de um planejamento financeiro integrado, a área de gestão de riscos oferece alguns modelos de proteção e um deles é o seguro de Responsabilidade Civil Profissional, cujo objetivo é proteger o patrimônio pessoal em relação a demandas judiciais de terceiros até o limite de cobertura contratada.

Ele cobrirá despesas de defesa, acordos judiciais ou extrajudiciais, condenações ou ressarcimentos. Dará suporte financeiro para recuperação de danos à reputação, para custos emergenciais, para honorários retidos, assim como cobrirá processos de omissão de socorro. Os detalhes dependerão de cada seguradora.

O importante é saber que ele funciona a base de ocorrência, ou seja, qualquer fato, objeto de ação de terceiros, terá de ter ocorrido dentro da vigência da apólice. Não deixe as providências para quando houver um sintoma, porque poderá ficar descoberto.

Um processo judicial pode afetar bastante o patrimônio familiar, além dos aborrecimentos que desconcentram a vida profissional de qualquer pessoa.