A Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), com apoio do Hospital Municipal Alcides Carneiro e da Faculdade de Medicina de Petrópolis, levaram cerca de 80 pessoas na manhã desta sexta-feira, dia 27, ao auditório do Hospital Municipal Alcides Carneiro para o XII Curso de Educação Continuada em Cirurgia Pediátrica.

O evento teve início com o Dr. Marco Daiha, secretário da CIPERJ e coordenador do curso, dando as boas vindas e explicando os motivos que levaram a realização da atividade científica. Em seguida, Dr. Sidnei Ferreira, responsável pela Câmara Técnica de Pediatria do CREMERJ, e Dr. Jorge Gabrich, coordenador da seccional de Petrópolis do CREMERJ, agradeceram a presença de todos em nome do conselho e Dr. Sidnei ainda deu um panorama da diminuição da verba aplicada em Saúde nos últimos 16 anos, período no qual o CREMERJ realiza os cursos de educação continuada.

Dando início às palestras do dia, Dr. Marco Daiha pediu desculpas mas, devido a um problema de saúde, o Dr. Marcos Dias não pode comparecer. O primeiro palestrante do dia foi então o Dr. Paulo Nassar que falou sobre O seguimento fetal da gastrosquise e ainda abordou um pouco sobre Acompanhamento obstétrico da gestação com gastrosquise tema que o Dr. Marcos Dias falaria. Em seguida a plateia fez perguntas ao palestrante, que geraram debate entre os presentes.

Após um breve intervalo para o café, a Dra. Bianca Rego Martins fez apresentação sobre Atendimento inicial e seguimento do RN com gastrosquise. A palestra também contou com algumas colocações dos presentes que falaram sobre casos clínicos de seus hospitais. Finalizando o evento, a Dra. Stella Sabbatini abordou Abordagem cirúrgica atual para o RN com gastrosquise. A técnica apresentada na palestra gerou grande debate na plateia, que novamente citou casos clínicos de seus serviços.

CONFIRA AS FOTOS