Rendimento do fundo x rendimento do investidor

porCIPERJ

Rendimento do fundo x rendimento do investidor

Quando um investidor faz aportes periódicos em um fundo de investimento, o rendimento não acompanha necessariamente o rendimento do fundo. Dependerá de como o fundo chegou ao resultado no final do período.

No gráfico abaixo, o ganho após o período, para quem investiu tudo no primeiro intervalo, foi de 12%. Como foi feito apenas um aporte no início, o investidor comprou suas cotas pelo valor de 100 e agora elas valem 112. O resultado do investimento, portanto acompanhou a valorização das cotas do fundo, salvo eventuais taxas, impostos ou “come-cotas”.

Quem, no entanto, investiu o mesmo valor, mas o distribuiu igualmente nos intervalos do período, obteve um rendimento de apenas 6,28%, porque a cada aporte ia adquirindo cotas com valores cada vez maiores e, portanto, ele ficou com menos cotas ao final do período, comparando com o caso anterior quando as obteve todas com valor menor.

O segundo gráfico mostra o mesmo rendimento final de 12% para o fundo, porém como a curva de crescimento foi diferente, o rendimento para quem distribuiu seus aportes igualmente nos intervalos, foi de 13,20% neste exemplo. Em resumo, como o investidor comprou cotas por preços mais baixos durante boa parte da evolução do fundo, ele conseguiu até um rendimento maior do que se tivesse colocado todo o valor no início do período.

No próximo gráfico, a situação é outra. Como as cotas subiram e depois baixaram, apesar do rendimento final também chegar aos 12%, o investidor as comprou por valores maiores, adquirindo bem menos cotas, durante boa parte do tempo. No exemplo, o rendimento ficou até negativo em 0,08%.

Em resumo, não é suficiente observar o rendimento dos fundos durante o período de investimento, A forma como eles se movimentam é importante para quem faz aportes periódicos. Confira a lâmina do fundo, mas também acesse seu portal individual para ver como estão seus investimentos.

Autor: Paulo C I Domingues, CFP®, (21) 98133-2379, paulo.cid@iteranex.com.br

 

Sobre o Autor

CIPERJ administrator

Desde sua criação, a CIPERJ tem como principal objetivo unir a classe no Estado do Rio de Janeiro, lutando por seus direitos e, principalmente, por condições de trabalho ideais. Além disso, a entidade é responsável pela atualização de seus associados. Para isso, realiza reuniões científicas e divulga cursos e eventos que sejam importantes para o desenvolvimento do profissional.