CIPE solicita que associados enviem sugestões para reavaliação da tabela SUS

porCIPERJ

CIPE solicita que associados enviem sugestões para reavaliação da tabela SUS

fonte: CIPE

Prezados Associados,

A Câmara de Deputados criou um grupo de trabalho (GT) para debater e avaliar atualizações na tabela do SUS.

A CIPE solicita a todos os seus associados que enviem no prazo de 20 dias sugestões para a reavaliação da Tabela do SUS.

Solicitamos objetividade nas sugestões, que deverão ser enviadas para o e-mail: secretaria@cipe.org.br

Grupo de trabalho deve receber sugestões de médicos para tabela do SUS

Sociedades médicas deverão entregar à Câmara dos Deputados, nos próximos 30 dias, sugestões de revisão da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O assunto foi debatido na terça-feira (11) pelo grupo de trabalho que discute a atualização da tabela, coordenado pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ).

Segundo a Agência Câmara, as sugestões vão auxiliar o grupo a definir uma proposta de revisão da tabela, que detalha os serviços realizados no âmbito do SUS e é usada para remuneração dos médicos. A avaliação dos deputados é que a tabela precisa ser reajustada, ampliando os honorários médicos, e reclassificada, simplificando procedimentos e incorporando tecnologias.

“A tabela SUS não é mais parâmetro para nada”, disse Teixeira Jr.

Uma das propostas discutidas pelos parlamentares com representantes do setor médico é a adoção da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), desenvolvida pela Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e sociedades médicas de especialidade, e em vigor desde 2003. A CBHPM é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e utilizada pelos planos de saúde para cálculo dos honorários médicos.

Diretor da AMB, Emílio Zilli afirmou que a CBHPM pode servir de base para a atualização da tabela do SUS, principalmente pela classificação de procedimentos mais moderna. Ele afirmou que, desde 2008, a CBHPM incorporou mais de 1,7 mil novos serviços médicos.

“São procedimentos que vem modificar a qualidade de vida e agregar valor ao tratamento de saúde”, afirmou.

DIRETORIA DA CIPE

Sobre o Autor

CIPERJ administrator

Desde sua criação, a CIPERJ tem como principal objetivo unir a classe no Estado do Rio de Janeiro, lutando por seus direitos e, principalmente, por condições de trabalho ideais. Além disso, a entidade é responsável pela atualização de seus associados. Para isso, realiza reuniões científicas e divulga cursos e eventos que sejam importantes para o desenvolvimento do profissional.