fonte: CREMERJ

Os médicos estão recebendo, pelos Correios, o material eleitoral para o pleito que definirá a gestão 2019-2024 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a partir do mês de julho. O kit contém instruções, uma papeleta de identificação e a cédula eleitoral, além de envelope próprio para postagem de retorno. Assim que receber este material, o médico deverá efetuar o seu voto, direto, secreto e obrigatório, e enviá-lo, no menor prazo possível após o recebimento, também pelos Correios ao CREMERJ.

A apuração da eleição ocorrerá no dia 28 de agosto, de acordo com a Resolução CFM 2.182/2018, que dispõe sobre a eleição dos membros titulares e suplentes do Conselho Federal de Medicina (CFM). O pleito será realizado, exclusivamente, por correspondência, não havendo voto presencial.

Serão considerados válidos apenas os votos cujos envelopes contiverem a chancela dos Correios e que forem RECEBIDOS até o dia 27 de agosto de 2019, na Caixa Postal do CREMERJ, dentro da Agência dos Correios, para que haja tempo hábil de recolhimento para apuração. Está prevista, em lei, multa para aqueles que não votarem, exceto quando justificado até 60 dias após o encerramento do pleito.

O médico que estiver inscrito em mais de um Conselho Regional de Medicina deverá votar em pelo menos um deles, justificando nos demais.

Médicos estrangeiros
O médico estrangeiro que estiver regularmente inscrito no CREMERJ e que atenda às demais exigências da Resolução CFM 2.182/2018 também deverá votar. O kit será enviado pelos Correios ao endereço registrado no Conselho e o médico precisa enviar seu voto conforme instruções acima.

Regularize sua situação financeira
Os votos dos médicos que estiverem com sua situação financeira regularizada junto ao CREMERJ, serão considerados válidos. Caso haja débitos junto ao CREMERJ, o mesmo deverá ser solucionado até o dia 28 de agosto de 2019. Não será permitido o envio de valores (cheque ou dinheiro) junto ao material eleitoral, sob nenhuma hipótese. Para obtenção das certidões éticos-profissionais e de quitação de débitos junto ao CREMERJ, os candidatos devem acessar a Área do Médico.