fonte: Legacy

O Dr. Keith W. Ashcraft, 83 anos, morreu na segunda-feira, 29 de julho de 2019.

Autor do livro de Cirurgia Pediátrica mais utilizado em todo mundo, ele nasceu em 1º de setembro de 1935, em Hillsboro, Kansas. Tornou-se estudante de medicina na Universidade do Kansas e depois frequentou a Escola de Medicina da KU. Após terminar o curso de medicina e sete anos de residência em cirurgia geral e pediátrica, todos na KU, Ashcraft completou seu treinamento cirúrgico cardíaco no Great Ormond Street Hospital for Sick Children, em Londres. Com três certificações do conselho em geral, cirurgia cardiotorácica e urológica, ele retornou aos EUA com em 1973. Ele ocupou o cargo de Chefe da Seção de Urologia do Mercy Children´s até 1993, quando foi nomeado Cirurgião-Chefe em 1994, servindo nesse cargo até se aposentar em 1999.

O Dr. Ashcraft também ajudou a treinar gerações subseqüentes de cirurgiões pediátricos como Diretor do Programa de Treinamento de Cirurgia Pediátrica da Children’s Mercy, Professor de Cirurgia no Universidade de Missouri, Kansas City School of Medicine, e Professor Clínico Adjunto de Cirurgia da KU School of Medicine.

Fora da sala de cirurgia e da sala de aula, o Dr. Ashcraft era ativo em organizações cirúrgicas pediátricas. Ele foi eleito para o cargo em ambas as principais organizações cirúrgicas pediátricas dos Estados Unidos, servindo como presidente da Seção Cirúrgica da Academia Americana de Pediatria e como Presidente da American Surgery Pediatric Association. Ele também se tornou ativo internacionalmente e serviu como presidente da Federação Mundial de Associações de Cirurgia Pediátrica.

O Dr. Ashcraft publicou mais de 100 artigos em revistas especializadas e foi autor e editor de vários livros, incluindo Cirurgia Pediátrica, que passou por quatro edições e se tornou a publicação de cirurgia pediátrica mais utilizada no mundo.