fonte: AMB

A AMB votou nesta terça-feira (8) a criação da primeira habilitação aprovada dentro das novas regras, que digitalizam a obtenção de certificados e tornaram o processo mais simples e rápido.

A Comissão de Ensino Médico e Pós-Graduação da entidade aprovou a criação da habilitação em ultrassonografia para bloqueios anestésicos, solicitada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

A reunião foi presidida pela diretora Acadêmica da AMB e membro da comissão, Maria José Maldonado. Também participaram do encontro Antonio Carlos Chagas, diretor científico da AMB, e José Roberto Baratella, membro da comissão.

Eles também discutiram detalhes sobre o evento de Saúde Digital que a AMB organiza e sobre a parceria recém formalizada entre a AMB e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) para nacionalizar a prova da entidade.

Certificação aprovada

A habilitação vai certificar o médico anestesista em quatro áreas: acessos vasculares guiados por ultrassonografia; bloqueio de nervos periféricos e neuroeixo guiados por ultrassonografia; avaliação de resíduo gástrico; e avaliação de vias aéreas. O curso e as provas para emissão do certificado serão objeto de proposta específica da SBA para a AMB, avaliadas posteriormente.

A habilitação certifica que o médico especialista possui um conjunto de conhecimentos teóricos e habilidades práticas específicas relacionadas a uma ou mais áreas de atuação ou especialidade médica. Em dezembro, a lista das habilitações e cursos será disponibilizada no site da AMB.