fonte: Folha de SP

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idades entre 5 e 11 anos, uma decisão que ajudará a acelerar a luta contra o vírus no momento em que a pandemia avança na Europa.

A EMA anunciou que um painel de especialistas “recomendou ampliar a indicação da vacina Comirnaty para incluir as crianças de entre 5 e 11 anos”, afirmou a agência, ao citar o nome comercial do imunizante.

A vacina de RNA mensageiro já havia sido autorizada em adolescentes a partir de 12 anos nos 27 países da União Europeia (UE).

As crianças desta faixa etária receberão um terço da dose aplicada nas pessoas mais velhas, em duas doses com três semanas de intervalo, explicou a agência europeia.

A vacina demonstrou eficácia de 90,7% em um teste com 2.000 crianças nesta faixa etária.

Os efeitos colaterais foram classificados como “leves a moderados”. Podem durar alguns dias e se apresentam como dor localizada na área da inoculação, fadiga, dor de cabeça e/ou musculares ou resfriado.

Desta maneira, a EMA “concluiu que os benefícios da Comirnaty em crianças de 5 a 11 anos superam os riscos, particularmente entre aqueles com comorbidades que podem aumentar o risco de contrair uma forma grave de covid-19”, de acordo com o comunicado.

A EMA autorizou quatro vacinas contra a covid para a população em geral: as da Pfizer e Moderna, de RNA mensageiro, e as da AstraZeneca e Johnson & Johnson, que utilizam a técnica de “vetor viral não replicante”, baseada em adenovírus.

Embora a aprovação final dependa da Comissão Europeia, normalmente se segue as recomendações da EMA e uma fonte da UE disse à Reuters que a decisão provavelmente viria na sexta-feira.

“A recomendação de hoje (…) é clara que a vacina BioNTech-Pfizer é segura e eficaz para crianças pequenas e pode oferecer proteção adicional”, disse a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides, no Twitter.

Os países não poderão começar a implantar as vacinas entre as crianças mais novas até o mês que vem. A primeira remessa da versão de baixa dosagem para crianças será entregue em 20 de dezembro, disse uma porta-voz da BioNTech.

A UE junta-se a um número crescente de países que aprovaram vacinas para crianças na faixa etária dos 5 aos 11 anos e mais jovens.

Dezenas de milhões de crianças nesta faixa etária serão elegíveis para a vacina na UE. A Alemanha receberá 2,4 milhões de doses com o primeiro carregamento, o suficiente para inocular aproximadamente metade das crianças do país com idade entre 5 e 11 anos, afirmou a porta-voz da BioNTech.

Para injeções pediátricas, o regulador norte-americano autorizou uma nova versão da vacina, que usa uma nova solução tampão e permite que sejam armazenadas em geladeiras por até dez semanas.