NOTÍCIAS

   
31.03.2014

MPT entra com ação contra a União sobre contratações no Mais Médicos

fonte: O Globo

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Sebastião Caixeta entrou com uma ação civil pública na tarde desta quinta-feira contra a União para tentar alterar as regras do programa Mais Médicos e estabelecer uma relação de trabalho entre os médicos e o governo federal. A ação pede também que não haja diferença salarial entre profissionais brasileiros e estrangeiros e que a remuneração seja paga diretamente aos médicos cubanos, sem o repasse a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e ao governo de Cuba. A União tem 72 horas para apresentar defesa.

Caso esses pedidos não sejam cumpridos, o MPT quer que a União pague uma multa diária de R$ 100 mil. O processo ainda exige que todos os médicos inscritos no programa tenham os mesmos direitos sociais trabalhistas dos brasileiros, como férias remuneradas, licença maternidade e o décimo terceiro salário, o que não está previsto no contrato.

O MPT também requer que os médicos cubanos possam casar e relacionar-se amorosamente no Brasil. Essa proibição veio à tona em fevereiro, depois que médica cubana Ramona Matos Rodriguez deixou o Mais Médicos por se sentir enganada. De acordo com o Caixeta, o contrato apresentado por Ramona foi um dos objetos que mais contribuiu para a investigação:

— Confirmamos as ilegalidades do projeto principalmente com o contrato que foi apresentado pela médica Ramona. O contrato que ela trouxe foi apresentado a diversos outros médicos cubanos que participam do programa e eles afirmaram que se trata do mesmo instrumento jurídico, que proíbe relacionamentos entre os médicos.

— O curso foi um instrumento para mascarar a situação de trabalho. Foram feitas inspeções em várias unidades de saúde e verificou-se que o trabalho dos médicos integrantes é idêntico ao dos outros médicos que atendem na unidade e não são do programa. Isso prova que se trata de um contrato individual de trabalho, não é um contrato para fazer curso de profissionalização.

Desde agosto de 2013, o MPT investiga o programa. O ministério tentou assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o governo para corrigir alguns pontos do projeto. Porém, não houve acordo entre as duas partes.

Após ouvir o governo, a 13ª Vara de Brasília, responsável pela ação, terá um mês para determinar quais mudanças devem ser aplicadas no programa.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois