Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

01.11.2011
Médicos do Cardoso Fontes fazem paralisação de 24 horas

fonte: Cremerj

Os médicos do Hospital Federal Cardoso Fontes fizeram na segunda-feira, 24, uma paralisação em protesto pela falta de recursos humanos, principalmente anestesistas, o que forçou a suspensão de cirurgias e de serviços, como a emergência pediátrica, os ambulatórios de algumas especialidades pediátricas e a enfermaria de cardiologia.

Do lado de fora da unidade, os médicos e demais profissionais de saúde promoveram um ato com cartazes e carros de som, evidenciando sua insatisfação com a falta de investimentos em pessoal por parte do Governo Federal. O conselheiro Nelson Nahon esteve presente, manifestando o apoio do CREMERJ às reivindicações do corpo clínico.

"Esta é uma tragédia anunciada. Há mais de um ano, o hospital passa por esse processo de esvaziamento, que compromete o andamento de todos os serviços. Além de médicos, faltam também enfermeiros e técnicos em enfermagem. O diretor de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Estado do Rio de Janeiro, João Marcelo Ramalho, reconhece o déficit de cerca de cem médicos na unidade, mas diz que há resistência no Ministério do Planejamento para liberação desses profissionais", afirmou Nahon.

Clique aqui e leia a ata da decisão da assembleia.

O hospital é responsável por aproximadamente 10 mil atendimentos ao mês e possui pouco mais de mil funcionários - o que para o presidente do Corpo Clínico, Fernando Gjorup, não é suficiente. Ele conta que, há dois anos, foram chamados 120 concursados, ou seja, um quarto dos aprovados, o que não deverá repor nos próximos meses o número de profissionais prestes a se aposentar.

O diretor do Cardoso Fontes, Paulo Fernandes, disse que está previsto um encontro com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda nesta semana, para discutir os problemas da unidade.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois