Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

08.11.2011
CREMERJ promove discussão sobre proposta da FenaSaúde

com Cremerj

O CREMERJ promoveu nessa quinta-feira, 3, uma reunião com as sociedades de especialidade e associações médicas de bairro para avaliar a proposta da FenaSaúde sobre a hierarquização dos procedimentos médicos. Participaram também do encontro os presidentes do Conselho, Márcia Rosa de Araujo; da Somerj, conselheiro José Ramon Blanco; da SMCRJ, conselheira Marília de Abreu; e da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão; o vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, também conselheiro do CREMERJ; e o secretário de Saúde Suplementar da Fenam, Márcio Bichara.

De acordo com a proposta da Fenasaúde, os ajustes serão feitos em duas etapas: a primeira, com a hierarquiazação dos procedimentos em 100 portes, excluindo-se os classificados como SADT, a partir dos reajustes de 2011; e a segunda, com hierarquização em 42 portes, excluindo-se também os procedimentos de SADT, a partir de 2013.

Florisval Meinão, ao apresentar a proposta, observou que os valores dos procedimentos estão com uma defasagem de 30% em relação aos valores das consultas, tendo em vista o CH, que não tem sido reajustado nos últimos anos, como devia.

“Essa hierarquização é necessária para que os procedimentos sejam valorizados como as consultas”, ressaltou.

Ele criticou, no entanto, que a FenaSaúde está utilizando, em sua proposta, a quarta edição da CBHPM, quando essa tabela já se encontra em sua sexta edição. Considerou ainda que a hierarquização só contempla os procedimentos do Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ignorando muitos que fazem parte da CBHPM e os ligados à área de diagnóstico e terapêutica (SADT).

Os representantes das sociedades de especialidades ainda contestaram alguns pontos da proposta da FenaSaúde, como, por exemplo, a não inclusão de reajustes anuais e de um item sobre a contratualização.

Os médicos aprovaram que as entidades nacionais (CFM, AMB e Fenam) não assinem o documento, continuando negociações sobre os pontos que não atendem às reivindicações da categoria.

Ainda durante a reunião, os representantes da Sociedade de Neurofisiologia Clínica, Alexandre Höfke Alamy, e da Sociedade de Endoscopia Digestiva, José Edmilson da Silva, agradeceram ao CREMERJ as orientações quanto a negociações de procedimentos específicos de suas especialidades com as operadoras, informando que já foram atendidos em alguns pontos.

A diretoria da Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (CIPERJ) se fez presente através de seu secretário, Dr. Sandoval Lage.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois