Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

12.07.2011
Pressão sanguínea poderá ser medida com ultra-som

fonte: Diário da Saúde

     Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, juntamente com a empresa italiana Esaote, desenvolveram uma nova técnica para medir a pressão arterial.

     A técnica permite medir a pressão arterial em muitos pontos do corpo, e não apenas no pulso.

     E usando tão-somente um aparelho comum de ultra-som, do tipo usado para fazer exames pré-natais.

     A medição da pressão em vários pontos do corpo dá muito mais informações sobre o sistema vascular do paciente do que o tradicional método de medição utilizando uma bolsa inflável no braço.

     Assim, em um futuro próximo, os médicos poderão obter rapidamente uma visão geral da condição do coração e dos vasos sanguíneos.

"Há muito tempo os cientistas têm estado à procura de um método não-invasivo para medir os pulsos da pressão arterial em pontos muito localizados no corpo", explica a Dra. Nathalie Bijnens.

     Hoje, quando essas medições são realmente essenciais, o método usual é inserir um cateter com um sensor de pressão, um procedimento invasivo, não adequado para a prevenção.

"Há também o método tradicional, usando a bolsa inflável no braço. Mas isso não permite que se tire qualquer conclusão sobre, por exemplo, a pressão do sangue na artéria carótida", diz Bijnens.

"Nesse método, a bolsa é inflada até que o fluxo de sangue no braço seja interrompido, permitindo que as pressões sistólica e diastólica (máxima e mínima) sejam medidas. Isso significa que você não vai encontrar ninguém disposto a medir a pressão sanguínea no pescoço", brinca a pesquisadora.

     A nova técnica usa ultra-sons para realizar medições da pressão arterial do paciente em muitos pontos do corpo, de forma absolutamente não-invasiva.

     Tudo que é necessário é aplicar uma pequena quantidade de gel para que o leitor de ultra-som tenha um bom contato com a pele. A chave para a nova técnica é, acima de tudo, um sofisticado sistema informatizado de processamento de sinais.

     O ultra-som permite uma boa visualização do fluxo do sangue e dos movimentos das paredes dos vasos sanguíneos, a partir dos quais a pressão arterial pode ser obtida por meio de um modelo matemático.

     O método também permite ver as variações da pressão arterial e do fluxo de sangue ao longo do tempo, como resultado dos batimentos do coração.

     A nova técnica permitirá aos médicos realizar investigações preventivas do sistema cardiovascular, por exemplo, e acompanhar o desenvolvimento de doenças como a aterosclerose, tromboses ou aneurismas (dilatações perigosas de um vaso sanguíneo). 

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois