Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

06.02.2012

CIPE completa 48 anos

Drs. Mauro Ferreira, José Roberto Baratella, Lucio Marchese e Max Schlobach - crédito: CIPE
Drs. Mauro Ferreira, José Roberto Baratella, Lucio Marchese e Max Schlobach - crédito: CIPE

fonte: CIPE

Há 48 anos, no dia 30 de janeiro, era criada a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE). Este ano, para festejar a data, a entidade organizou nova reunião da Memória da Cirurgia Pediátrica Brasileira, a qual foi realizada na manhã do dia 28, na sede da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo (SP).

Os Drs. Mauro Chrysostomo Ferreira (MG), Lucio Tedesco Marchese (PR) e José Pinus (SP) foram convidados para o evento, mas um imprevisto impediu a participação do Dr. Pinus.

O Dr. Mauro, que neste ano completa 50 anos de formado, relatou alguns detalhes de sua participação na fundação da entidade – da qual foi secretário-geral entre 1974 e 1975, durante a presidência do Dr. José Mariano Duarte Lanna (MG) – e de sua trajetória profissional. Ele estagiou com os Drs. Octávio de Freitas Vaz (RJ) e Virgílio Alves de Carvalho Pinto (SP), quando ainda não havia residência de Cirurgia Pediátrica estabelecida, e, posteriormente, obteve o título na especialidade. Em meados de 1965, o Dr. Mauro Ferreira ingressou no Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte (MG) e, mais tarde, passou a chefiar o serviço. Nos 28 anos em que permaneceu nessa função e após a instituição da residência em Cirurgia Pediátrica no hospital, em 1979, foi preceptor de quase 30 residentes, seguindo a orientação da CIPE, para o acolhimento de um residente por ano, por serviço.

Já o Dr. Lúcio Marchese – que foi vice-presidente da CIPE entre 1982 e 1984 e também de 1988 a 1992, quando assumiu a presidência da entidade e a conduziu até 1994 – concentrou sua exposição na criação e desenvolvimento da Sociedad de Cirugía Pediátrica del Cono Sur de América (CIPESUR), entidade da qual foi fundador, em 1994, juntamente com o Dr. Pinus e colegas de outros países da América do Sul.

Ele revelou que depois da criação da CIPE e de associações semelhantes no continente latino-americano, foi fundada em 1968 a Associação Pan-americana de Cirurgia Pediátrica. Entretanto, fatores contribuíram para que esta não evoluísse: o fato de ser muito ampla e constituída por sócios (e não por associações nacionais) e o desenvolvimento da World Federation of Association of Pediatric Surgeons (WOFAPS), a partir do embrião gerado no Brasil em 1974. Já a criação da CIPESUR seguiu a tendência de organizações continentais e, segundo o Dr. Marchese, teve no Dr. Pinus um importante protagonista.

Depois de relatar a trajetória da entidade, ele sugeriu que a CIPESUR se espelhasse em outras experiências continentais de êxito, e que procurasse envolver outros países da América Latina, inclusive para o lançamento de uma revista científica conjunta.

Na oportunidade, o Dr. Mauro Ferreira foi homenageado pela CIPE – tanto pelo atual presidente Dr. Max Schlobach, quanto por seu antecessor, Dr. José Roberto Baratella, que instituiu essas reuniões, para resgatar a memória da entidade – pela sua importância e por seu exemplo na história da Cirurgia Pediátrica brasileira.

O Dr. Max também foi portador da medalha da CIPESUR ao Dr. Lúcio Marchese e ao Dr. José Pinus, conferida aos fundadores da entidade durante o IX congresso da associação, realizado em Punta del Este, em novembro de 2011.

Após o evento, os presentes foram convidados a participar de um almoço de confraternização no Restaurante Barbacoa, no bairro do Itaim.

compartilhar

 

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois