Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

24.04.2012

Bactéria encontrada em UTI neonatal de Marechal Hermes

fonte: G1

A comissão de infecção hospitalar do Hospital Municipal Maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes, identificou a presença de uma bactéria perigosa na UTI neonatal da instituição, há cerca de 20 dias. Ainda não há confirmação de mortes, mas bebês foram transferidos para evitar a exposição à Acinetobacter, que pode provocar pneumonia, infecções de pele e sangue, feridas e meningite. Algumas das mães dos recém-nascidos internados ali disseram não ter sido informadas sobre a ameaça.

— Meu filho foi transferido do terceiro para o quarto andar há 15 dias, mais ou menos, mas me disseram que o motivo é que o espaço passaria por obras — afirmou a estudante Ana Elizabeth Rosa, de 17 anos, mãe de Marcos Vinícius, que nasceu prematuro e está há 40 dias na UTI neonatal do hospital.

A direção do Alexander Fleming alega que as mães foram avisadas sobre os riscos e que ainda desconhece as causas da contaminação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Saúde, o caso está em investigação, e até o momento não é possível afirmar se algum bebê morreu por exposição à bactéria.

Ainda segundo a prefeitura, a UTI neonatal da unidade na Zona Oeste passará por “reformas estruturais”. Durante o período não especificado em que os trabalhos serão realizados, o serviço vai funcionar num espaço improvisado no quarto andar da maternidade.

compartilhar

 

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois