Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

25.07.2011
CREMERJ contesta Procuradoria do Rio de Janeiro

fonte: CREMERJ

     Instado pelo Secretário Municipal de Saúde, a Procuradoria do Município do Rio de Janeiro sustenta na Manifestação CR 103/2011 que os médicos estão obrigados à elaboração da AIH e do Resumo de Alta, sob pena de caracterização de exercício irregular de sua atribuição e de improbidade administrativa.

A conclusão da manifestação é no sentido de que a Secretaria dê ciência a todos os médicos das consequências, informando em especial quanto a seu dever legal como servidores de preencher os documentos em questão, e à autoridade de proceder à imediata apuração dos fatos, por meio de sindicância.

A primeira observação que cumpre ser feita é sobre a manifestação em foco estar sendo utilizada para frear o justo movimento reivindicatório dos médicos, cabendo ainda dizer-se que está ela fundada, equivocadamente, em concepção que vulnera o princípio da inocência.

Parte a manifestação do suposto de que o não preenchimento da AIH, ou do Resumo de Alta, são suficientes por si só para atrair a responsabilidade do servidor e como se não bastasse caracterizar a improbidade administrativa deste.

Apesar da vontade do autor da manifestação é certo que no Brasil todos são, em princípio, considerados inocentes até prova em contrário, de sorte que a simples abertura de sindicância não pode significar a condenação de quem quer que seja sob pena de afronta do mandamento constitucional da presunção da inocência.

A sindicância, é necessário recordar, trata-se de meio pelo qual a administração dispõe para chegar à autoria e eventual aplicação de penalidade contra o servidor, procedimento este em que se deve assegurar o contraditório e a ampla defesa, não se prestando como um ato de força visando impedir a reivindicação do servidor.

Afastada a ótica enviesada da manifestação de que o fato do não preenchimento importa no imediato na punição do servidor, deve ser destacado que nem de longe estaria esta conduta enquadrada como improbidade administrativa.

Para a configuração da improbidade administrativa exige-se a prática de certo ato, dentre aqueles referidos na lei que regula o assunto, assim como o preenchimento do pressuposto, que é inafastável, do enriquecimento sem causa do agente público, o que na hipótese não se vislumbra.

A manifestação, em conclusão, é imprestável para o fim que tem em mira, mais parecendo gesto intimidatório que visa assustar os servidores médicos.

Importante recordar-se que o dever do médico é praticar os atos típicos da profissão, e preencher os documentos que por lei lhe são exigidos, e nada mais.

Sobre a greve está o movimento amparado por norma constitucional, que se aplica ao serviço público, devendo ainda ser lembrado que não existe paralisação da atividade, a caracterizar greve.

E mesmo que tal existisse, enquanto não declarada abusiva, justa é a paralisação, na medida em que se persegue a correção de distorção remuneratória entre os médicos do Município, ou seja, aqueles que ingressaram na administração por concurso público, e os demais, pela via das Organizações Sociais, gerando verdadeira balbúrdia no serviço público.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois