Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

27.08.2012

Mutirão Nacional 2012: resultados preliminares

fonte: CIPE

Ao longo desta semana, a CIPE recebeu informações de 14 dos 32 serviços participantes do VI Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. Até o momento, foi confirmado o atendimento de 443 pacientes nos municípios de Belém e Redenção (Pará), no Rio de Janeiro, em Macaé e Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), Recife (Pernambuco), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia), Ponta Grossa (Paraná), Teresina (Piauí) e Brasília (Distrito Federal).

Os serviços estão distribuídos entre o Distrito Federal e 14 estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Alguns contratempos obrigaram algumas instituições a remanejar as cirurgias. A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, no interior de São Paulo, realizou o mutirão antecipadamente, em duas etapas, pois não pôde adequar sua agenda à data definida pela CIPE, e já informou os resultados. Em abril, na primeira etapa, 37 crianças foram operadas e, agora, no dia 8 de agosto, foram realizadas 10 cirurgias em sete pacientes. No total, 44 crianças foram submetidas a 47 procedimentos cirúrgicos.

No Hospital da Criança, de Goiânia (GO), o mutirão também se desenvolveu em etapas. O serviço conta com dois cirurgiões pediátricos apenas, que preveem realizar 20 cirurgias, distribuídas entre os dias 16, 17 e 18 de agosto, respectivamente, quinta, sexta e sábado.

No dia 16, foram comemorados em Teresina (PI) os 160 anos da cidade e com isso houve um feriado prolongado local. Por essa razão, prevendo eventual ausência de pacientes e redução do número de funcionários, os dirigentes do Hospital Infantil Lucídio Portella consideraram prudente adiar o mutirão para os dias 24 e 25 de agosto. Cinquenta e uma cirurgias foram realizadas nesses dois dias.

Lamentavelmente, contrariando a vontade dos cirurgiões pediátricos, dois hospitais do Rio de Janeiro (RJ) tiveram de cancelar sua participação: o São Zacharias, em função de problemas técnicos, e o Hospital Cardoso Fontes, em decorrência da greve dos servidores públicos federais.

A CIPE agradece a colaboração da CIPERJ, da CIPE-Bahia e da Regional Norte da CIPE e de todos os cirurgiões pediátricos, anestesiologistas, enfermeiros e outros profissionais que de alguma forma cooperaram para o sucesso dessa empreitada.

Veja a seguir a relação dos serviços participantes. Gradativamente, conforme a CIPE for recebendo informações dos hospitais, será divulgado abaixo o número de crianças/adolescentes atendidos em cada unidade:

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois