Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

22.10.2012

Enfermeira cria 'maca-chuveiro' que dá banho quente em doente acamado

fonte: Folha de SP

A enfermeira Nilmar Cavalcante perdeu as contas do número de banhos que já deu em pacientes nos 20 anos em que atuou em hospitais públicos de São Paulo e do Rio.

Mas nunca se conformou com a forma como eles são dados. "É banho de gato, na cama do hospital, com balde, gaze e esponja. O paciente vai ficando fedorento", diz.

Há dois anos, durante o mestrado que fazia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Nilmar, 47, teve uma ideia: criar um artefato no qual os doentes acamados pudessem tomar um banho mais próximo do real ("banho de verdade, com água").

Nascia a "maca higienizadora", uma engenhoca construída em aço inox, forrada com colchão impermeável e dotada de um boiler que possibilita banho quente e um reservatório com capacidade para 20 litros de água.

A quantidade é suficiente para seis banhos. Depois, a maca precisa ser "reabastecida" novamente. "Calculei o tempo e a média de água a partir da minha experiência. É o suficiente."

Toda a preparação (encher o reservatório de água e esquentá-la) é feita antes da transferência do paciente da cama para a maca. "Não tem perigo de choque", afirma.

A maca possui furos nas extremidades, por onde a água é drenada após o banho e escoada para um reservatório separado da água limpa.

Antes de ser esvaziado, porém, o tanque recebe pastilhas de cloro. "Assim, a gente evita o contágio e a proliferação de bactérias que possam estar na água do banho."

A enfermeira pensou ainda na privacidade do paciente, colocando abas nas laterais e nas pontas da maca. "Muitos hospitais do SUS não têm biombo. O doente toma banho exposto."

Apagão também não tem vez para a "supermaca". Se faltar luz, entra em ação a bateria recarregável de 24 volts e duração de até dois meses.

EDITAL

O difícil foi colocar o projeto de pé. Ela diz ter batido "numas 20 portas" de empresários tentando viabilizar a produção da maca, mas nenhum deles quis bancá-la. "Eles só queriam a minha ideia, mas eu não dei, não."

Em 2011, Nilmar inscreveu o projeto em um edital de inovação tecnológica da Faperj (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e foi selecionada.

"É um projeto de inovação social, que vai ser muito útil para sociedade, principalmente para o paciente acamado", diz o físico nuclear Rex Nazaré, diretor de ciência e tecnologia da Faperj.

Ele afirma que seu sonho é que o governo valorize o produto para que outros inventores brasileiros possam ter estímulo para colocar ideias inovadoras em prática.

Com o dinheiro do projeto (R$ 50 mil) e ajuda de um designer, um engenheiro mecânico e um engenheiro elétrico ("o mecânico ajudou a projetar e o elétrico comandou meus pensamentos"), a maca foi se tornando realidade.

"Fiz vários ensaios para sentir a maca. Eu mesma tomei uns 300 banhos. Uma hora ela escorregava, eu falava que aquilo não estava bom e mandava construir outra. Deixei os engenheiros loucos!", diverte-se.

A maca, desenhada originalmente para hospitais públicos, recebeu neste ano versões para hospitais particulares e home care. Custa R$ 15 mil. "Mas não é à vista não, eu parcelo", reforça a agora empresária Nilmar.

Ela terceirizou a produção, mas o fluxo ainda é caseiro. "Com o dinheiro do que eu vendo, mando fabricar as próximas unidades." Neste ano, Nilmar ganhou dois prêmios (nacional e internacional) na área de inovação.

E a enfermeira-inventora-empresária não deve ficar só na maca. Ela já tem na cachola outros dois produtos hospitalares em fase de desenvolvimento. "Mas esses ainda são segredo."

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois