Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

22.10.2012

Estudantes terão acesso a banco de dados científico

fonte: Ministério da Saúde

Portal Saúde Baseada em Evidências vai ser disponibilizado também a estudantes da área de saúde. Ferramenta permite o acesso gratuito a documentos científicos atuais

Estudantes de 14 áreas da saúde poderão consultar, gratuitamente, um amplo banco de materiais científicos atualizados, nas bibliotecas de suas instituições de ensino. O acesso será garantido por meio do “Portal Saúde Baseada em Evidências”, plataforma científica mantida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A ampliação do serviço, que já se encontra disponível, de forma gratuita, para mais de 900 mil profissionais de saúde, foi anunciada, na sexta-feira (12), pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, durante palestra sobre formação médicano 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado até 14 de outubro, em São Paulo.

O secretário enfatiza a importância de se viabilizar o acesso ao conhecimento qualificado em saúde desde a formação. “Já somos pioneiros ao possibilitar, aos profissionais de saúde, acesso gratuito a este tipo de conteúdo. Acreditamos que, ampliando para o estudante, criaremos uma rotina de educação permanente preciosa, que vai melhorar a prática profissional, e, consequentemente, o atendimento prestado à população”, explica. Uma ferramenta técnica está sendo estudada para viabilizar o acesso dos alunos através das bibliotecas das instituições de ensino.

O portal está atualmente disponível para 14 profissões de saúde regulamentadas no país – Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social –, e conta com conteúdos científicos e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos, vídeos e outras ferramentas (como calculadoras médicas e de análise estatística).

Inicialmente, estão sendo ofertadas sete bases indicadas por pesquisadores e docentes de universidades públicas do país: Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu livros Virtuais, Micromedex, Dynamed, Best Practive – British Medical Journal (BMJ).

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois