Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

16.08.2011
Proposta obriga SUS a realizar exame e cirurgia de fimose

fonte: Agência Câmara

      Tramita na Câmara o Projeto de Lei 790/11, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames para o diagnóstico de fimose em crianças de até sete anos de idade, como forma de prevenção ao câncer de pênis. Caso haja indicação médica, o SUS deverá oferecer a cirurgia para corrigir o problema, chamada de postectomia.

Jovair Arantes lembra que o câncer de pênis é uma doença frequente no Brasil e tem, entre suas causas, a fimose. Ou seja, a condição em que a glande (cabeça do pênis) não é exposta porque o prepúcio (pele que recobre a glande) tem uma abertura muito estreita.

“A presença de fimose pode encobrir as lesões iniciais, não permitindo a percepção pelo enfermo e, consequentemente, o diagnóstico precoce”, diz o autor da proposta.

Uma das formas de prevenção do câncer de pênis, lembra Arantes, é justamente a cirurgia para corrigir a fimose ainda na infância, além de hábitos de higiene adequados e do uso de preservativo nas relações sexuais na vida adulta.

Estatísticas

“O câncer de pênis é um dos poucos tipos de câncer evitáveis de forma simples. Entretanto, representa para o Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, 2% dos casos de câncer no homem. Na região Nordeste, a doença representa 17% dos casos de tumores notificados entre os homens, o que corresponde, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, a cerca de 2.800 casos de câncer de pênis por ano”, observa Jovair Arantes.

Ainda segundo o projeto, o poder público deverá desenvolver estratégias, inclusive campanhas publicitárias, para ampliar a prevenção, a assistência médica e a pesquisa relativas ao câncer de pênis.

As despesas decorrentes da aplicação da lei correrão por conta da dotação orçamentária da União, dos estados e dos municípios.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto de teor semelhante (PL 6922/10), de autoria do próprio Jovair Arantes, chegou a tramitar na Câmara em 2010, mas foi arquivado ao final da legislatura passada.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois