NOTÍCIAS

   
07.01.2013

CNPq retira apoio financeiro à biblioteca de periódicos científicos

fonte: O Globo

 

A Scielo, que legitima a produção nacional, terá dificuldades de se manter

Uma polêmica no meio científico. A Scielo (Scientific Electronic Library Online), uma base de dados que congrega 270 publicações científicas nacionais de todas as áreas, critica a repentina falta de apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao seu projeto. Criado há quinze anos, a Scielo virou uma espécie de selo de qualidade para qualquer produção científica nacional e, desde 2002, recebia apoio do CNPq. Mas um edital do conselho, do final de 2012, excluiu o projeto de seus planos.

A Scielo é um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que é o maior provedor financeiro dessa base de dados, chamada de biblioteca eletrônica. Do orçamento total do Scielo, de R$ 5 milhões anuais, a participação do CNPq é de menor monta. Foi de R$ 320 mil em 2012, que representou 6,5%, segundo a coordenação da Scielo, que considera essa colaboração fundamental. O CNPq admitiu que seu apoio é pequeno, mas que fica entre 10% a 15%.

O CNPq explicou que a Scielo não foi recomendada pelo Comitê Julgador do conselho para o edital de 2012, que tratou de publicações científicas. O diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo, disse que o edital optou por focar nas publicações e não na base de dados. Guilherme afirmou que o conselho tem extremo respeito pelo trabalho feito pelo Scielo e que, apesar de excluído do processo de concorrência, foi "recomendado fortemente" à direção da CNPq, para que seja contemplado em outro momento.

- O Comitê Julgador recomendou fortemente que o CNPq apoiasse o projeto por meio de outra fonte de recursos, tendo em vista a importância e relevância do projeto e o histórico apoio deste conselho ao referido repositório virtual de periódicos - disse Melo.

O coordenador científico da Scielo, o professor e bioquímico Rogério Meneghini, lamentou a falta de apoio do CNPq ao projeto e disse que só foi comunicado da exclusão após o resultado do edital ser sacramentado. Meneghini afirmou que, mesmo pequeno, o apoio financeiro do CNPq é importante para manutenção do trabalho e que não sabe dimensionar ainda que prejuízos a falta desse dinheiro trará para as publicações científicas.

- Trabalhamos com a corda no pescoço em termos orçamentários. Foi tão ruim para a Scielo que os editores das revistas filiadas ao projeto ficaram preocupados. Isso vai prejudicar nosso trabalho. O CNPq nos informou que estão prevendo disponibilizar recursos para o projeto e abrir outro edital. Mas não disseram quanto e nem quando - disse o professor Meneghini. - Não é um projeto de São Paulo, e sim um programa nacional, com publicações de várias regiões.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois