NOTÍCIAS

   
18.02.2013

Jandira pede solução pra fechamento da Maternidade Praça XV

fonte: sigajandira.com.br

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) informou na sexta-feira (7) que o Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth (Praça XV) foi fechado. A medida foi motivada por falta de médicos e acúmulo de plantões pelos mesmos profissionais – gerando acúmulo de trabalho.

A unidade saúde realizou, em 2012, cerca de 1,5 mil atendimentos a menos que em 2011, devido à ausência de plantonistas. Ainda assim, apenas dois de nove médicos convocados de um concurso público recente permaneceram no cargo. O motivo seria a baixa remuneração. De oito médicos contratados temporariamente pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), apenas três renovaram o contrato e dois concursados pedirem exoneração.

O Cremerj chegou a fiscalizar a unidade durante a semana e confirmou a falta de obstetras. De acordo com nota emitida pela entidade, “o plantão da obstetrícia está sendo feito por apenas dois ou três médicos. Em diversos casos, profissionais faziam mais de um plantão por semana. Há dias em que a situação fica ainda mais crítica, com apenas um médico tomando conta de toda maternidade. Caso chegue uma paciente em trabalho de parto e o único plantonista esteja em algum procedimento, não há médico para atendê-la”.

A deputada federal Jandira Feghali pede celeridade na solução dos problemas da maternidade da Praça XV: “Seu fechamento afeta as usuárias da unidade, muitas em gravidez de alto risco e os profissionais que ali trabalham. Reafirmo que Saúde é direito do povo e dever do Estado”, pontua, acrescentando que o problema será acompanhado: “A falta de estrutura adequada de trabalho aos profissionais e pacientes desecandeia uma série de agravos ao SUS. Estaremos juntos na negociação por uma solução”, conclui.

A vice-presidente do Cremerj, Vera Fonseca, esteve no local e compartilhou a aflição de médicos, enfermeiros e funcionários que ali trabalharam: “Hoje é um dia de luto para a ginecologia e obstetrícia do Rio de Janeiro. Os médicos estão arrasados com o fim de uma maternidade tão importante para a nossa cidade”, lamenta.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois