NOTÍCIAS

   
20.02.2013

Falta de cirurgiões deixa UTIs neonatais em risco

fonte: O Dia

A falta de cirurgiões pediátricos nas UTIs Neonatais das maternidades mantidas pela Prefeitura do Rio põe em risco a vida, anualmente, de 350 a 1.050 recém-nascidos nas unidades. Segundo a Associação de Cirurgia Pediátrica (Ciperj), os números equivalem entre 1% e 3% dos 35 mil partos realizados por ano nas maternidades.

Levantamento feito pela entidade mostra que as sete maternidades necessitam de 91 profissionais da área. “Não existe um médico dessa especialidade contratado. Em média, 3% dos bebês precisam de algum tipo de operação imediata”, disse um dos diretores da associação, Marco Daiha, ressaltando que o município está descumprindo a Resolução 7/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Em casos de emergência, ficam ligando para outros hospitais à procura de um profissional, enquanto a criança corre risco de perder a vida”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde informou em nota que segue a Portaria 1.300 do Ministério da Saúde e que as unidades neonatais contam com suporte de quatro hospitais.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois