NOTÍCIAS

   
19.03.2013

CRM denuncia bloqueio de vagas de residência no Andaraí

fonte: CREMERJ

As especialidades cirúrgicas do Hospital Federal do Andaraí entraram em diligência nesta quinta-feira, 14, por falta de anestesistas. Relatado pelo CREMERJ em janeiro, durante manifestação na unidade, o problema agora se reflete na suspensão da contratação de residentes para o hospital, já que estes dependem de médicos mais experientes para exercer suas atividades. No início do ano, o governo se comprometeu a contratar anestesistas, mas até hoje não cumpriu a promessa.

Além da carência de médicos experientes que possam formar os residentes, que fazem um treinamento em serviço, há falta de infraestrutura para o atendimento. “O que estamos vendo aqui é uma linha de conduta nacional. O governo está tentando terceirizar o trabalho médico. Essa falta de anestesistas está afetando gravemente a residência médica no Andaraí, porque atinge todas as especialidades cirúrgicas”, apontou a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo.

A presidente nacional da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e vice-presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), Beatriz Costa, diz que o governo tem até o início de abril para fazer a contratação emergencial de anestesistas. “A falta de anestesistas afeta todo o andamento do hospital, pois, sem eles, não é possível realizar cirurgias. Essa carência também prejudica o atendimento à população com o adiamento de cirurgias e a formação do médico residente, pois há uma queda importante no seu treinamento como especialista”, declarou.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois