NOTÍCIAS

   
24.04.2013

Hospital da Criança realiza segunda cirurgia de transplante pediátrico

fonte: O Globo

O Hospital Estadual da Criança realizou com sucesso, na quarta-feira, a segunda cirurgia de transplante pediátrico. A menina Milena Flávia do Nascimento, de 2 anos e 4 meses, recebeu parte do fígado de sua mãe, Mirian Conceição do Nascimento. O procedimento duplo durou mais de 10 horas, sendo coordenado pelo chefe do serviço de fígado da nova unidade, o médico Lúcio Pacheco. Mãe e filha passam bem.

— A cirurgia correu dentro do previsto e podemos considerá-la um sucesso. Milena deve ficar pelo menos dez dias na UTI da unidade e, a mãe, por volta de cinco — disse o Lúcio Pacheco, coordenador do serviço de transplante de fígado do Hospital da Criança e vice-presidente da Associação Brasileira de Transplantadores de Órgãos (ABTO).

Para o pai e marido da família, uma palavra não cansava de ser repetida: alívio.

— É um alívio, depois de tanto esperar, saber que minha filha e minha mulher estão bem e deu tudo certo — comemorava o ajudante de obras Expedito Manoel do Nascimento.

Moradores da Cidade de Deus, os pais de Milena esperam há quase 2 anos por um transplante de fígado para a menina, que tinha cirrose hepática provocada por um problema nas vias biliares. Milena aguardava transplante no Hospital Federal de Bonsucesso, onde ficou internada 5 meses e recebeu alta no final do ano passado.

Para Mirian, doar parte do fígado para sua filha significa um privilégio:

— Fizemos o teste de compatibilidade no ano passado, quando ela estava internada em estado crítico. Quando soube que era doadora compatível, fiquei muito feliz. Ajudar a minha filha significa tudo, uma dádiva.

Primeiro transplante

O primeiro transplante de fígado no Hospital Estadual da Criança foi realizado no início de abril. O menino Natan Tonaso recebeu parte do órgão de seu pai, Ubiratan Tonaso. O pai já recebeu alta e Natan deixou a UTI na semana passada. Ele agora se recupera na enfermaria da unidade. Outras duas crianças que têm doador compatível vivo já estão com seus transplantes agendados, todas pacientes que aguardavam na fila do Hospital Federal de Bonsucesso.

Inaugurado em 4 de março, o Hospital Estadual da Criança é o primeiro do Rio voltado para atendimento pediátrico. A unidade utiliza o sistema de gestão da Rede D’Or São Luiz e do Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública. Em 28 de março, o hospital recebeu o credenciamento por parte do Sistema Nacional de Transplantes. Foi publicado no Diário Oficial da União a portaria 313, habilitando o hospital a realizar transplantes de rim, fígado e músculo esquelético.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois