NOTÍCIAS

   
24.04.2013

Hospital de Bonsucesso: Secretaria de Saúde vai recorrer da decisão da Justiça

fonte: Jornal do Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou nota nesse domingo (21) informando que, através da Procuradoria Geral do Estado, vai recorrer da decisão da 11ª Vara Federal do Rio que imputou multa de R$ 5 mil ao secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, em caso de não cumprimento da reativação do serviço de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso no prazo de 15 dias.

De acordo com a nota, por se tratar de uma unidade federal, portanto, gerenciada pelo Ministério da Saúde, nem o secretário nem a Secretaria estadual de Saúde poderiam contratar profissionais, nem fazer reformas no centro cirúrgico para retomar o serviço de transplantes na unidade federal.

Ainda segundo a Secretaria, a única medida que poderia ser sido feita pela esfera estadual já teria sido providenciada: a criação de um serviço substituto ao Hospital Federal de Bonsucesso. O órgão destaca ainda que o Governo do Estado do Rio abriu em fevereiro de 2013 o Centro Estadual de Transplantes, na Tijuca, que desde então já realizou 45 transplantes de rim e fígado em adolescentes e adultos. A produção neste período de 2 meses, é superior ao que o HFB transplantou no último trimestre de 2012, afirma a nota.

Em 28 de março de 2013, o Ministério da Saúde concedeu autorização ao Hospital Estadual da Criança para realizar transplantes pediátricos hepáticos e renais. Em menos de um mês, já foram realizadas com sucesso duas cirurgias de transplante de fígado intervivos na unidade.

Na semana passada, o Hospital Federal de Bonsucesso começou a encaminhar os seus pacientes renais para o Hospital Estadual da Criança, que agendou as primeiras consultas para esta segunda-feira (22).

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois