Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

24.08.2011
Criança sem transplante por falta de medicamento

fonte: O Dia

Até abril, o problema era a ausência de anestesistas para a cirurgia de fígado. Agora não há tratamento pós-operatório

Mais uma criança que precisa de um transplante de fígado para sobreviver está internada no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) sem previsão de cirurgia. Kyara Ferreira Gonçalves, 1 ano e 3 meses, que sofre de atresia das vias biliares, seria operada ontem. O doador do transplante, de tipo intervivos, seria o pai da menina, Antônio Carlos, 23. Mas a cirurgia foi desmarcada. O motivo, dessa vez, seria falta de remédios para o pós-operatório.

A mãe da menina, Kelen Ferreira, 22, conta que essa é a segunda vez que o transplante é cancelado. Na primeira, em abril, o problema alegado pelo hospital era a falta de anestesistas. Como O DIA começou a denunciar em fevereiro, a falta destes especialistas fez com que o serviço de transplantes de fígado do HFB fosse paralisado. Em 20 de abril, o Ministério da Saúde anunciou que este problema havia sido resolvido.

TRANSTORNO

“A Kyara tem essa doença desde os 17 dias de vida, só o transplante pode ajudá-la. O pai fez todos os exames e marcaram a cirurgia para abril. Mas cancelaram e me pediram para ter calma”, relatou Kelen, que mora em Macaé e é mãe de outra menina, de 4 anos, que ficou na cidade enquanto ela passou a morar com Kyara no hospital.

“Em julho, remarcaram para hoje (ontem). Meu marido saiu de Macaé, deixou nossa outra filha lá e veio. Mas quando chegou, terça, cancelaram de novo porque não tem remédio. Como terei calma vendo minha filha fraca, correndo risco de morrer?”

Funcionários ajudam com vaquinhas

Segundo Kelen, os médicos não especificaram que medicamento estaria em falta na unidade. Mas não seria a única carência. “Já tive de comprar outros remédios e fraldas que não havia no estoque, muitas mães também. Funcionários do hospital já fizeram até vaquinha para comprar uma pomada que a Kyara precisava e não tinha”, contou.

Em nota, o Ministério da Saúde negou que tivesse marcado o transplante de abril, pois “o doador só ficou apto para a cirurgia na primeira semana de agosto”. A operação de ontem, ainda segundo alegação do ministério, foi cancelada “por indicação médica”, pois “o ideal é que a criança esteja perfeitamente nutrida para diminuir os riscos”. A nota admite, porém, que Kyara engordou 2 kg nas últimas duas semanas. O órgão não deu nova data para a cirurgia. Em relação aos medicamentos, diz apenas que “não está faltando nenhum insumo”.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois