NOTÍCIAS

   
22.05.2013

Vinte e quatro de agosto é o dia do VII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança

fonte: CIPE

Estão abertas na CIPE as inscrições para hospitais e clínicas de todo o país. Com essa iniciativa a entidade espera minimizar o tempo de espera por cirurgias pediátricas nas instituições de saúde, especialmente as públicas

A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE) convida a todos os hospitais e clínicas do país a aderir ao VII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, marcado para o dia 24 de agosto de 2013, um sábado.

Mais uma vez a entidade procura sensibilizar a direção dos serviços de cirurgia pediátrica do país visando abreviar o tempo de espera por cirurgias de crianças e adolescentes, sobretudo nos hospitais públicos, que em algumas localidades pode chegar a meses.

Em alguns estados, além das deficiências quanto ao número de leitos hospitalares, há carência de cirurgiões pediátricos, com dois ou três, que atuam somente em hospitais da capital. Por sua formação – após obter o diploma universitário, o médico deve realizar especialização de dois anos em cirurgia geral e de mais três em cirurgia pediátrica, para, depois, se submeter a um exame, de forma a obter o título de especialista em cirurgia pediátrica pela CIPE –, esses profissionais reúnem os requisitos ideais, do ponto de vista técnico, para o atendimento do paciente cirúrgico infantil.

Os procedimentos ambulatoriais – para retirada de cistos, cirurgias de hérnia, de fimose e de testículos fora de lugar e de casos mais simples de hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto) – são os mais frequentes nesses mutirões, por serem de curta duração e geralmente não requererem a internação do paciente. Após o procedimento, este permanece, em geral, apenas por algumas horas no hospital, em observação, e recebe alta no mesmo dia. Posteriormente retornará ao serviço para curativos e novas avaliações.

Com essa iniciativa, a CIPE procura restabelecer a qualidade de vida dessas crianças em menor tempo e permitir que também as cirurgias de média e alta complexidade, que exigem internação, possam ser realizadas em prazos menores. Mas, um mutirão dessa natureza não envolve apenas os cirurgiões pediátricos voluntários; requer a adesão de anestesiologistas, enfermeiros, atendentes, do corpo administrativo e o comprometimento da direção do hospital. Além disso, antes da data do mutirão, as crianças e os adolescentes com indicação cirúrgica selecionados deverão passar por consulta e realizar os exames pré-operatórios.

Milhares de pacientes beneficiados

Desde 2007, quando a CIPE realizou o primeiro mutirão nacional, milhares de crianças foram beneficiadas. Nesse período, o maior número de atendimentos foi registrado na edição de 2010, quando 862 pacientes foram operados em 41 hospitais, distribuídos entre 15 estados e o Distrito Federal.

A associação está entrando em contato com os hospitais participantes dos eventos anteriores, buscando adesões. Além desses, pretende envolver outros profissionais e unidades hospitalares públicas e privadas, Santas Casas e demais entidades filantrópicas, bem como os órgãos públicos de saúde, cuja colaboração é muito importante para o sucesso dessa iniciativa.

A CIPE também espera a ampliação do apoio da iniciativa privada. A doação de medicamentos e material cirúrgico, entre outros itens, para o mutirão é muito bem vinda.

Os serviços interessados em aderir ao Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança 2013 podem obter mais informações e fazer sua inscrição na CIPE, por meio do email secretaria@cipe.org.br ou pelo telefone 11 3814-6947, no período da tarde.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois