NOTÍCIAS

   
10.06.2013

CREMERJ faz denúncia-crime ao Decon contra Hans Dohmann

fonte: CREMERJ

Por meio da Delegacia de Polícia do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Decon), o CREMERJ entrou com uma denúncia-crime contra o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, no dia 28 de maio, por irregularidades constatadas no Hospital Municipal Salgado Filho.

Durante as fiscalizações e as visitas técnicas à unidade, o Conselho averiguou superlotação e déficit grave de recursos humanos, que têm dificultado o trabalho médico e, consequentemente, um atendimento de qualidade à população. O documento relata que nos plantões de terça e domingo à noite há apenas um clínico geral; na emergência só tem dois clínicos enquanto deveria ter no mínimo seis, segundo Resolução do CREMERJ 100/96; na sala de reanimação, com a capacidade para quatro leitos, havia dez pacientes internados; a equipe de neurocirurgiões continua incompleta; além disso, no Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg) ainda há muitas falhas.

Com a denúncia-crime, o CREMERJ espera que providências sejam tomadas, porque, apesar dos esforços das equipes de plantão da unidade, conclui-se que a população atendida no Salgado Filho corre sério risco de morte. A carência de médicos, constatada pelo CREMERJ e confirmada pela própria direção do hospital, acaba expondo todos os pacientes.

Embora tenha sido comunicada várias vezes sobre a situação caótica na unidade, a Secretaria Municipal de Saúde não tomou as medidas necessárias para resolver os problemas do hospital.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois