NOTÍCIAS

   
05.07.2013

No Rio, cerca de 3 mil pessoas protestam em defesa da Saúde

fonte: CREMERJ

Cerca de 3 mil pessoas, entre médicos, residentes, estudantes de medicina e membros da sociedade civil, protestaram, nesta quarta-feira, 3, no Centro do Rio de Janeiro, em defesa da saúde e contra a intenção do governo federal de trazer médicos estrangeiros para atuar em cidades do interior sem a revalidação do diploma.

O grupo, que se concentrou na Cinelândia – em frente à Câmara Municipal –, seguiu em passeata até o Ministério da Saúde, na Rua México. Em seguida, caminharam até a Assembleia Legislativa, onde ocuparam a escadaria num ato público.

Com cartazes e faixas, os manifestantes cantaram o Hino Nacional e declararam palavras de ordem, como “Ei, Padilha, vem se tratar no SUS”, “Chega de privatização”, “Ebserh, não!” e “Mais vagas para a residência médica”. O movimento também criticou a privatização da saúde, por meio da Saúde Brasil – braço da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – para gerir os hospitais e institutos federais.

“Nossa manifestação está sendo um sucesso, porque foi aderida pelos colegas e por toda a população. Dizem que os médicos não querem ir para o interior, mas, na verdade, ao chegar lá, os colegas ficam reféns dos prefeitos, recebendo salários que oscilam frequentemente e com condições precárias para trabalhar em função da falta de infraestrutura. Por isso, defendemos a carreira de Estado e um maior investimento para a saúde”, declarou a presidente do CREMERJ, Márcia Rosa de Araujo.

A categoria reivindicou ainda a realização de concursos públicos com salários dignos, planos de carreira e a sanção presidencial, sem vetos, do projeto de lei 268/2002, conhecido como “Lei do Ato Médico”, que regulamenta o exercício da medicina no Brasil. O texto foi aprovado, recentemente, pelo Senado Federal, passando nas comissões de ensino, assuntos sociais e de constituição da Justiça por unanimidade.

O movimento também denunciou a situação crítica da residência médica, que está ameaçada, pois ainda não há previsão de concurso para o próximo ano. O Ministério da Saúde, por sua vez, não se pronuncia oficialmente sobre o assunto.

“Se não tiver concurso público e preceptoria, a residência médica do Rio de Janeiro vai parar”, afirmou a presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Beatriz da Costa.

A privatização da saúde, por meio de OSs, Oscips, Ebserh e outras, foi muito criticada durante a manifestação. O grupo também exigiu maior investimento financeiro do governo para a saúde, como a implantação da proposta de 10% da receita bruta da União direcionada ao setor. Para isso, o objetivo é coletar 1,5 milhão de assinaturas para que um projeto de lei de iniciativa popular possa ser criado. Até o momento, cerca de 1,3 milhão de pessoas já assinaram.

Em todo país, foram realizadas mobilizações nesta quarta-feira. No Rio de Janeiro, o ato público foi organizado pelo CREMERJ, Associação Médica Brasileira (AMB), Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ), Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), demais entidades médicas regionais, médicos e acadêmicos, inclusive os participantes de redes sociais.

“As recentes manifestações populares apontaram para que se tenha mais saúde e educação. Estamos aqui para mostrar os pleitos da categoria. Infelizmente, as medidas anunciadas recentemente pelo governo são inócuas e paliativas, pois não oferecem soluções de longo prazo”, concluiu o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois