NOTÍCIAS

   
08.07.2013

Anvisa recolhe lotes de remédio antigases

fonte: Folha de SP

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de cinco lotes do medicamento Mylicon 75mg/mL (usado para aliviar gases do sistema digestivo), com validade até novembro de 2013, num total de 20 mil unidades.

Segundo resolução publicada pela agência no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (4), há "desvio de qualidade identificada no sistema de gotejamento dos frascos", podendo ocorrer o desprendimento do gotejador.

Problemas com um dispositivo de gotejamento causaram, em maio, um recall de uma das apresentações do analgésico Tylenol em gotas, também fabricado pela Janssen-Cilag.

Ministério da Justiça anuncia recall de 3 milhões de embalagens de Tylenol

A Janssen Brasil informou que, por segurança, "recomenda-se não administrar o produto diretamente na boca".

"O recolhimento é devido à baixa possibilidade do desprendimento acidental do gotejador quando a tampa do produto é removida. Uma vez que o princípio ativo de Mylicon não é absorvido pelo organismo, não são esperadas reações adversas associadas à ingestão de uma dose maior que a recomendada do medicamento", disse a empresa em nota. ´Segundo a Janssen, o remédio atua rompendo as bolhas de gases no estômago e no intestino, facilitando sua eliminação.

CONTAMINAÇÃO

Também no "Diário Oficial", a Anvisa divulgou o recolhimento voluntário por parte de empresas de outros dois produtos. Um é o lote 042293A do medicamento Abisome 50 mg na forma de pé liofilizado injetável (contra fungos e protozoários), da empresa Gilead Sciences, por "apresentar possibilidade de risco de contaminação bacteriana".

O outro é o lote 32143201 de Água para Injeção 10 ml, da Isofarma Industrial Farmacêutica, por "detecção de corpo estranho em uma ampola do produto".

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois