NOTÍCIAS

   
09.07.2013

Ministério da Saúde nega ter desistido de contratar médicos cubanos

fonte: O Globo

O Ministério da Saúde negou na manhã desta segunda-feira ao GLOBO que o Brasil tenha desistido de contratar médicos cubanos para trabalharem no país. Hoje, às 15h, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff lança o Programa Mais Médicos, que tem por objetivo levar esses profissionais às periferias das grandes cidades, principalmente do Norte e Nordeste. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, o governo brasileiro teria suspendido as negociações com Cuba.

A alegação do governo é de que o Programa Mais Médicos não tem exclusão de nacionalidades. O Ministério da Saúde informa, no entanto, que a prioridade será a de contratar médicos de Portugal e da Espanha - pela facilidade do idioma e pela experiência no trabalho com saúde da família em comunidades carentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o único critério — previsto no tratado da Organização Mundial de Saúde (OMS) — é para que a contratação de profissionais estrangeiros não seja de países com uma proporção de médicos para cada cem mil habitantes inferior à do Brasil. Cuba, por exemplo, possui 6,7 médicos por cem mil habitantes. A média brasileira é de 1,8.

A expectativa é que sejam abertos dois editais. Um para escolher as cidades que desejam receber os médicos e outro para que os profissionais brasileiros possam se inscrever e escolher o município para onde querem ir. O governo afirma que vai autorizar a contratação de estrangeiros caso as vagas disponíveis não sejam preenchidas por médicos brasileiros.

No programa semanal “Café com a Presidenta” desta segunda-feira, Dilma que a medida é emergencial para garantir atendimento médico aos brasileiros “o mais rápido possível”. Essa foi uma das medidas anunciadas pela presidente depois da onda de protestos que tomou conta do país. Dilma ressaltou também que, além dos R$ 7,4 bilhões que já estão sendo aplicados, há previsão de mais R$ 5,5 bilhões para 2014.

Confira abaixo o número de médicos de alguns países por cem mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde:

Peru - 0,9
Chile - 1,0
Paraguai - 1,1
Bolívia - 1,2
Colômbia - 1,4
Equador - 1,7
Brasil - 1,8
Venezuela - 1,9
México - 2,0
Canadá - 2,0
Estados Unidos - 2,4
Reino Unido - 2,7
Austrália - 3,0
Argentina - 3,2
França - 3,5
Alemanha - 3,6
Uruguai - 3,7
Portugal - 3,9
Espanha - 4,0
Cuba - 6,7

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois