NOTÍCIAS

   
19.08.2013

Deputados criticam programa Mais Médicos em audiência com ministro da Saúde

fonte: Agência Câmara

Deputados da Comissão de Seguridade Social e Família aproveitaram a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira em audiência do colegiado para criticar o Programa Mais Médicos, criado pela Medida Provisória (MP) 621/13. Eles criticaram o programa por ter sido implantado por meio de medida provisória, alertaram que a MP pode ser rejeitada e classificaram de precário o vínculo trabalhista dos médicos que vão trabalhar no interior.

Alexandre Padilha afirmou que, apesar de a Organização Mundial de Saúde não ter parâmetros sobre números ideais, o Brasil, que tem 1,8 médicos por mil habitantes, em comparação com outros países, perde para a Argentina, Uruguai e países europeus. E 700 municípios não tem sequer um médico. Atualmente, o Brasil tem 374 mil médicos.

Padilha explicou a meta de alcançar o número de 600 mil médicos no Brasil ate 2026, por meio do programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11,5 mil vagas de curso de medicina e 12,4 mil bolsas de formação de especialistas. "Faltam médicos no Brasil. Portugal tem 4 médicos por mil habitantes, Espanha, 4,4, Argentina, 3,2, o Uruguai, 3,2, a Inglaterra tem 2,7 e quer chegar a 3,2 “, listou o ministro. “Não se sustenta qualquer argumento de dizer que não faltam médicos no Brasil. A gente precisa de mais médicos. Então vamos discutir qual é a forma de como ter mais médicos."

"Programa eleitoreiro"

Um dos autores do convite para a presença do ministro na Câmara, o deputado Eleuses Paiva (PSD-SP) acusou o programa Mais Médicos de ter tom eleitoreiro por ter sido apresentado por meio de medida provisória (MP) e não por projeto de lei.

O ministro da Saúde afirmou que a medida provisória é o instrumento adequado para responder a demanda emergencial. Segundo ele, a MP permitiu que a partir de primeiro de setembro mais de 6 milhões de brasileiros que não tem atendimento médico passem a tê-lo.

O deputado Mandetta (DEM-MS) classificou de precário o vínculo trabalhista dos médicos que vão trabalhar no interior e duvidou da formação desse profissionais. "E nós vamos acreditar no governo, em alguém que escreveu em algum lugar que a pessoa que você está autorizando a atender aquilo que deveria ser o maior zelo de uma nação, que é a vida do habitante...? E nós vamos deixar para o governo que ele faça isso sem solicitar nenhuma prova, sem solicitar nenhum exame?"

Médicos malformados

Sobre o alerta de que os brasileiros poderiam ser atendidos por médicos estrangeiros malformados, o ministro rejeitou esse risco. “Apesar de dispensados do Revalida, o exame para validar diplomas estrangeiros, os médicos tem atuação em seu País de origem e terão licença do CRM.” O ministro citou países onde há presença maciça de médicos estrangeiros, como a Inglaterra, onde eles são 37% dos médicos.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), ironizou a fala do ministro quando este exaltou que, em 15 dias, 3.500 municípios atenderam ao chamado do governo para receber médicos.

"Agora eu pergunto: qual é o prefeito que dá conta de arcar com o custo do seu município? Quantos prefeitos dão conta de arcar? UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] feitas e fechadas. Porque pra funcionar uma UPA, ela gira em torno de R$ 10 milhões . A decisão aqui é médica, não é de marquetagem", criticou Caiado.

Ronaldo Caiado alertou ainda para a hipótese de a medida provisória que estabeleceu o programa ser rejeitada. Nesse caso, o Brasil teria, segundo ele, promovido contrabando de profissionais de saúde.

Agentes de saúde

A audiência pública contou com a presença de dezenas de agentes de saúde do Maranhão, que se manifestaram em vários momentos pela aprovação de seu plano de carreira.

Vários deputados defenderam a necessidade de aprovar o plano de carreira da categoria. As deputadas Carmen Zanotto (PPS-SC) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) atentaram para o baixo salário dos agentes de saúde, que recebem um salário mínimo, enquanto os médicos que vão ao interior receberão duas ou três bolsas de 10 mil reais.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois