NOTÍCIAS

   
01.10.2013

Relatório da MP 621 é o fim da medicina, diz deputado Eleuses Paiva

fonte: AMB

Durante a reunião do Conselho Científico, realizada na tarde desta quinta-feira (25), na sede da AMB, o ex-presidente da AMB e deputado federal Eleuses Paiva (PSD/SP) alertou para as consequências tanto para a medicina como para o setor de saúde em geral, caso o relatório apresentado pelo deputado Rogério Carvalho (PT/SE) seja aprovado.

Segundo Paiva, “tudo o que construímos - entidades de classe e sociedades especialidades - em anos de luta e muito trabalho – estará sendo desconstruído. Será o fim da medicina que defendemos, caso esse relatório seja aprovado”, disse durante o encontro.

O parecer do relator interfere em pontos fundamentais no exercício da profissão médica: retira das especialidades e da AMB, transferindo para o governo prerrogativas de emissão de Títulos de Especialista, por exemplo. Também interfere na formação médica, com alteração da grade curricular e residência médica básica em medicina da família para todas as especialidades. Há ainda outros agravantes: permissão para que o médico estrangeiro possa trabalhar no Brasil mesmo sem ter conseguido o registro provisório para exercer a profissão, além de criar o Fórum Nacional de Ordenação de Recursos humanos na Saúde, interferindo diretamente na autonomia dos Conselhos de Medicina.

Diante a gravidade do assunto, a AMB solicitou o envolvimento de todas as Sociedades de Especialidade visando apresentar propostas no sentido de combater o relatório do deputado Rogério carvalho que está previsto para ser votado na próxima terça-feira. A AMB pede que as propostas sejam encaminhadas até amanhã (28) para o email diretoria@amb.org.br, as quais serão condensadas em documento a ser encaminhado à Comissão Mista, onde será votado.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois