NOTÍCIAS

   
28.10.2013

Sanção da MP 621/2013 confirma irresponsabilidade do Governo

fonte: CREMERJ

Após a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff, à Medida Provisória 621/2013, nessa terça-feira, 22, que cria o programa “Mais Médicos para o Brasil”, o CREMERJ afirma que continuará a luta, inclusive judicialmente, em defesa da medicina e de uma saúde de qualidade para a população. Para o Conselho, tal medida tomada pelo governo federal é, sim, irresponsável e eleitoreira.

Com a aprovação do Legislativo e a sanção do Executivo, a MP autoriza a contratação de médicos estrangeiros sem que tenham feito o exame de revalidação do diploma. De acordo com o documento, o Ministério da Saúde será o responsável pela emissão do registro profissional de médicos formados no exterior, desobedecendo a legislação do país.

A decisão do governo federal é uma afronta à autonomia dos Conselhos Regionais de Medicina, que têm como atribuição legal conceder os registros médicos e fiscalizar o exercício da medicina. Para o CREMERJ, a medida não resolve o caos da saúde pública e ainda coloca em risco a vida dos brasileiros, pois os médicos que irão atender não tiveram suas habilidades nem a proficiência da língua portuguesa comprovadas, o que garante um atendimento seguro aos pacientes.

De acordo com o CREMERJ, para resolver a crise na saúde pública é necessário a realização de concursos públicos com salários dignos e um plano de carreira de Estado para fixar o médico na rede pública de saúde, seja nas capitais, nas periferias ou nas cidades do interior.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois