NOTÍCIAS

   
04.11.2013

Médicos protestam contra sucateamento do Hospital do Fundão

fonte: CREMERJ

Médicos, acadêmicos de medicina, representantes de entidades e demais profissionais de saúde protestaram contra o sucateamento do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, nesta terça-feira, 29, em frente à entrada principal da unidade, também conhecida como Hospital do Fundão. Cerca de 100 pessoas compareceram à mobilização, que denunciou os problemas estruturais e de carência de insumos e de recursos humanos.

Médicos da unidade relataram que o atendimento à população é precário pela falta de investimentos. Entre os principais problemas estão: serviços de exames fechados, a emergência paralisada, a suspensão dos transplantes, a redução de leitos, a ausência de vagas no CTI e a formação deficitária dos residentes e acadêmicos. Para os colegas, é fundamental que o hospital tenha um orçamento próprio e que haja a contratação de novos médicos e funcionários.

O presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, declarou a sua indignação em relação ao sucateamento da unidade, assim como de todos os hospitais federais.

“É um crime o que acontece aqui diariamente, pois o estado de abandono é crítico. Esse é um hospital de formação para novos médicos e fundamental para a assistência à população, o que está cada vez mais difícil devido ao fechamento progressivo de serviços, da falta de valorização dos preceptores, de investimentos e de estrutura, entre muitos outros problemas. Enquanto esse hospital, que é referência, está nessas condições, o governo lança o programa Mais Médicos. Traz médicos do exterior e parece não se importar com aqueles que estão se formando no Brasil. Essa é uma medida eleitoreira e irresponsável. O que precisamos é de concurso público com salários dignos e de carreira de Estado”, declarou.

O residente André Pará falou sobre a importância dos residentes e acadêmicos se unirem ao movimento.

“Temos que fazer a nossa parte. Vamos lutar por melhorias, pois nossa estadia por aqui pode deixar resultados ainda mais positivos”, disse.

Já o médico Maurício Tostes, um dos organizadores da mobilização, ressaltou que o objetivo da manifestação é chamar a atenção da sociedade para a situação caótica da unidade.

“Um grupo de médicos se uniu porque tem acompanhado o sucateamento do hospital e não aceita isso. Agradecemos o apoio das entidades de classe, dos funcionários, da população e da imprensa. Acredito que nosso objetivo está sendo cumprido”, afirmou.

O ato público também contou com a participação dos conselheiros Felipe Victer e Vera Fonseca; do presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze; do presidente da Associação dos Renais Vivos e Transplantados do Rio de Janeiro, Roque da Silva; e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Carlos dos Santos.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois