NOTÍCIAS

   
04.11.2013

CRM constata, mais uma vez, falta de médicos no Cardoso Fontes

fonte: CREMERJ

O CREMERJ realizou uma visita de fiscalização no Hospital Cardoso Fontes, no dia 11, após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) sobre a precariedade do funcionamento do setor de Emergência.

Participaram da visita os conselheiros Pablo Vazquez e Carlos Enaldo de Araújo e a médica fiscal do Conselho, Simone Assalie.

Em maio deste ano, o CREMERJ já havia visitado a unidade e constatado o déficit de recursos humanos em diversos setores, principalmente na Emergência. Atualmente os plantões do setor estão sendo realizados por apenas dois médicos, quando o recomendando são, no mínimo, três clínicos.

A Unidade Coronariana, a Enfermaria de Cardiologia e o serviço de Cirurgia Torácica já foram desativados por falta de médicos. A UTI pediátrica e a própria Emergência estão funcionando de forma precária, correndo riscos de serem fechadas.

O Ministério da Saúde já foi notificado, pelo Conselho, sobre a situação da unidade, mas ainda há a necessidade de contratação de 13 clínicos e sete cirurgiões.

Na fiscalização, o CREMERJ também verificou que as obras de reestruturação das antigas instalações da Emergência estão paradas há mais de dois anos. Por enquanto, o setor funciona no prédio da internação. A direção do hospital informou que as obras serão retomadas, com previsão de término em até seis meses.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois