NOTÍCIAS

   
03.02.2014

RJ: sindicato e conselho dão início a agenda de luta para 2014

fonte: SinMed/RJ

Diretores do SinMed/RJ e do Cremerj discutiriam a crise da saúde e como os médicos do Rio de Janeiro devem enfrentar esta situação, em reunião realizada nesta quarta-feira (29), na sede do sindicato. O resultado do encontro foi a aprovação de uma agenda conjunta de ações. As lideranças médicas avaliaram que a situação é muito grave, e que da mesma forma que o governo optou por responsabilizar os médicos pelo caos existente, caberá à categoria denunciar para a população quem são os verdadeiros responsáveis. As entidades médicas nacionais também têm se reunido para organizar a agenda nacional de luta e o Rio de Janeiro já assumiu o compromisso de participar ativamente.

Participaram do encontro os seguintes diretores do SinMed/RJ, Jorge Darze, Eraldo Bulhões, Maria Cecília Rodrigues, Ronaldo Costa, Norival Silva, Rosa Domeni, Mônica Jung, Joyce Cantoni. Representando o Cremerj, estiveram presentes os conselheiros Sidnei Ferreira, Nelson Nahom, Pablo Vasquez e Gil Simões.

Durante a reunião, os diretores do SinMed/RJ e do Cremerj acataram a decisão do movimento médico nacional de adotar o dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) como data que marcará a campanha de mobilização nacional em defesa da dignidade profissional. No Rio de Janeiro, haverá paralisação das atividades dos médicos dos setores público e privado, entre 10 e 14 horas. Neste horário, as duas entidades, irão promover uma grande manifestação de rua em local a ser definido.

No dia 12 de fevereiro, às 17 horas, haverá reunião dos estudantes de medicina e dos médicos residentes, na sede do Cremerj, com o objetivo de envolvê-los na organização do movimento. No mesmo dia, às 18 horas, as diretorias do SinMed/RJ e do Cremerj voltarão a se reunir para dar continuidade à organização das atividades.

No dia 26 de fevereiro, as três entidades médicas nacionais (CFM, AMB e Fenam) estarão reunidas, na sede do CFM, em Brasília, para definir detalhes da agenda de luta em todos os estados brasileiros.

Para organizar as ações do dia 7, no Rio de Janeiro, será realizada uma assembleia geral dos dois setores, no dia 24 março, às 19h30, no auditório Júlio Sanderson, na sede Cremerj. Até lá, o SinMed/RJ e o Cremerj farão assembleias nos hospitais das três redes públicas de assistência, buscando a adesão dos profissionais, cuja participação terá grande importância para o sucesso do movimento.

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois