Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

22.09.2011
Parcerias para o combate ao câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro

fonte: Prontuário de Notícias

O Instituto Desiderata e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro iniciaram no dia 13, mais uma etapa do projeto de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para a suspeição do câncer infantojuvenil na Rocinha e em Campo Grande, apoiado pelo Instituto Ronald McDonald.

Até junho de 2012, 969 profissionais de Campo Grande e da Rocinha serão capacitados por meio do projeto "Unidos pela Cura chega à Estratégia Saúde da Família - segunda etapa", do Instituto Desiderata. Com turmas formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene dental, as capacitações acontecerão no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare Delamari e no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos com carga horária de 24 horas distribuídas em três dias de curso.

O projeto foi aprovado para a carteira de projetos 2011 do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, que visa capacitar os profissionais da atenção básica, com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF) para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes. Com isto, reduz-se o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado, favorecendo o aumento da probabilidade de cura. O câncer pediátrico se destaca como sendo a primeira causa de óbito, por doença, na faixa etária de 5 a 19 anos.

Sob Coordenação Científica da Dra Sima Ferman (oncologista pediátrica do INCA), este é o segundo ano do projeto que em 2010 capacitou 364 profissionais que naquele momento integravam as equipes de Campo Grande.

A forma mais efetiva de controlar o câncer em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce da doença. Ao identificar essa demanda prioritária, o Instituto Ronald McDonald desenvolveu o Programa Diagnóstico Precoce, em parceira com o INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope). Lançado em 2008, o Programa tem por objetivo capacitar profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), bem como os médicos do SUS que sejam referência para o atendimento de crianças e adolescentes. Instituições parceiras do Instituto Ronald McDonald em todo o Brasil participam do Programa, que já capacitou 6373 profissionais desde seu início. Em 2011 o Programa Diagnóstico Precoce foi expandido para 13 instituições de 11 estados e capacitará cerca de 7 mil profissionais.

Fundado em agosto de 2003, com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Desiderata é uma instituição de investimento social privado que trabalha para o fortalecimento de políticas públicas em saúde e educação que proporcionem às crianças e adolescentes: diagnóstico precoce e excelência no tratamento do câncer, e ensino fundamental de qualidade. Na área de oncologia pediátrica mobilizou as principais instituições públicas de saúde e da sociedade civil envolvidas com o tema, e coletivamente e com base nos princípios do SUS, criaram em 2005 o Unidos pela Cura - política de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no município do Rio de Janeiro. É uma iniciativa complexa, que envolve ações de educação profissional, organização do fluxo de acesso dos pacientes à rede de atendimento, fortalecimento da rede de tratamento e o sistema de informação para monitoramento e avaliação dos resultados.

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz - maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil - e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald's.

Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois