Página Inicial

siga-nos
Veja nossos vídeos no YouTube! Siga-nos no Twitter! Siga-nos no Facebook

 Silimed
E-Tamussino EBCO Systems Prontobaby - Hospital da Criança

NOTÍCIAS

22.09.2011
Pediatras e anestesistas são profissionais em falta

fonte: Agência Brasil

As duas especialidades médicas mais escassas no país são pediatria e anestesia. O índice de carência de profissionais nas duas áreas chega a 32,1% para pediatras e 30,5% para anestesistas, aponta levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

As especialidades de psiquiatria, neurocirurgia e medicina intensiva também aparecem com índices de déficit de profissionais significativamente altos e devem ter as carreiras incentivadas, revela o estudo da necessidade de médicos elaborado em outubro de 2009.

De acordo com o banco de dados do Conselho Federal de Medicina, atualmente o Brasil conta com 16.089 profissionais com registro ativo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, seria necessário um médico para cada 20 mil habitantes. Para alcançar essa média, o país precisaria de mais 21 mil pediatras. A falta de pediatras estaria relacionada à baixa remuneração recebida por esses profissionais que, em alguns casos, desistiram da "exclusividade" da profissão e dividem a carreira com outra especialidade para complementar a renda.

compartilhar

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


Receba nossa newsletter


Normas e resoluções

Baixe a CBHPM

Código Internacional de Doenças - 10ª revisão


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois