NOTÍCIAS

   
18.03.2014

FENAM instala gabinete de crise no RJ em apoio à greve dos médicos federais

fonte: FENAM

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) instala nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, gabinete de crise em apoio à greve dos médicos federais, iniciada em 17 de fevereiro. Nesta semana, membros da diretoria irão percorrer todos os hospitais federais do Estado, com o objetivo de fortalecer o movimento grevista.

Na última segunda-feira (10), o movimento grevista aprovou diversas propostas com o objetivo de acelerar o processo de organização nos hospitais. Entre as ações, está a criação de comandos de greve por unidade, e propiciar a adoção de novas estratégias de enfrentamento junto ao Governo Federal.

Entre os principais itens da pauta de reivindicações dos médicos, está o retorno do pagamento da Gratificação de Desempenho da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (GDPST), suspensa pela MP 568, que representa a diminuição real de R$ 1,3 mil nos contra-cheques dos médicos federais.

Para Jorge Darze, líder sindical no estado que concentra o maior número de médicos federais, apesar dos esforços da FENAM e do SINMED/RJ, os médicos vivem hoje a inédita e desconfortável situação de receberem gratificações inferiores às dos outros servidores federais com formações que exigem o mesmo tempo de estudo. “A edição da MP 568 é uma aberração jurídica. A categoria pede a equiparação da gratificação com os outros profissionais de nível superior, a exemplo dos nutricionistas, enfermeiros, entre outros”, solicitou.

Confira abaixo a programa preliminar:

17/03: às 10h, mobilização no Hospital Cardoso Fontes
17/3: às 19h30, assembleia geral dos médicos federais
18/03: às 10h30, mobilização no Hospital da Lagoa
19/03: às 10h, mobilização no Hospital do Andaraí

ASSOCIAÇÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CIPERJ)

Rua Sorocaba 477, sala 403, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22271-110
TEL: (21) 4141 3233
- contato@ciperj.org


©CIPERJ. Todos os direitos reservados.                 Desenvolvido por: Julio Gois