dilma-roussefffonte: O Globo

A presidente Dilma Rousseff afirmou que os médicos cubanos são mais requisitados pelos prefeitos por serem mais atenciosos que os brasileiros. A declaração foi feita em um encontro com editores de esportes, na noite desta segunda-feira, no Palácio da Alvorada, para conversar sobre a Copa do Mundo, porém, outros temas foram abordados.

— O relato é o de que eles (os cubanos) são mais atenciosos que os brasileiros — contou.

Desde que as regras do programa foram anunciadas, entidades médicas e partidos da oposição criticaram a dispensa dos exames de avaliação dos contratados (o chamado Revalida) e a vinda massiva de cubanos, regidos por um contrato nebuloso com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Ao desembarcarem em Fortaleza, alguns médicos da ilha foram chamados de “escravos” por médicos que fizeram uma manifestação liderada pelo sindicato da categoria no Ceará. Em várias cidades, houve protestos de médicos contra o programa.

Além disso, grupos passaram a procurar cubanos insatisfeitos para oferecer refúgio. A iniciativa conta com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), que criou um programa de apoio ao médico estrangeiro. O objetivo não é convencê-los a seguir o caminho de Ramona Matos Rodrigues — que depois de deixar o programa mudou-se para os Estados Unidos — mas sugerir que vivam e trabalhem como médicos no Brasil, depois de passar por formação mais rigorosa e aulas de português.