fonte: SinMed-RJ

Diretores do SINMED-RJ se reuniram com o Secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, na última sexta-feira, para retomar as negociações a respeito das condições precárias da rede estadual de saúde e dos baixos salários pagos aos profissionais, entre outros assuntos. O secretário garantiu que o diálogo com o movimento sindical estará sempre aberto. “Quero ter presença física desta secretaria em cada região do estado para conhecer melhor as necessidades”, disse Felipe.
O presidente do SINMED-RJ, Jorge Darze, vai pedir uma audiência ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, para levar as demandas dos médicos estaduais. Felipe Peixoto se comprometeu em reforçar a necessidade junto a Pezão e informou que quer estimular programas de Residência Médica no estado, para que a juventude se interesse pelo serviço público.
“O pior salário médico do Brasil é o do estado do Rio. Se você não oferecer melhores condições de trabalho, os médicos jovens não vão se interessar”, rebateu Darze.
O diretor do SINMED-RJ, José Romano, cobrou ao secretário que seja criado um calendário de pagamento das bolsas de residentes.
“Cada mês eles recebem em um dia diferente. Quando chega ao ponto de um paciente sair do Rio para tratar de um câncer em Juiz de Fora (MG), como já ocorreu, é porque chegamos ao fundo do poço. Os médicos estão abandonando o Rio”, lamentou.
Felipe Peixoto informou que pretende criar uma Subsecretaria de Gestão de Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar na capacitação de profissionais. Além disso, o secretário afirmou que vai realizar obras para colocar sistema de refrigeração nas enfermarias e recepções das principais emergências do estado. Segundo ele, o custo total disso será de R$ 4 milhões.
A diretora do SINMED-RJ, Monica de Paula Jung, também argumentou contra os baixos salários da rede. “As remunerações são irrisórias e colocam os profissionais em condições degradantes”.
“Nós, trabalhadores, estamos em desvantagem na briga contra a privatização da saúde no Rio”, finalizou o diretor do SINMED-RJ, Jorge Luiz do Amaral (Bigú).
O vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Niterói e Região, Dínister Leite Alves, elogiou o interesse do SINMED-RJ e propôs que todos os sindicatos do estado do Rio participem de uma reunião com o secretário de Saúde e o governador.