fonte: O Globo

Um consórcio formado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio-Libanês e a Universidade de São Paulo (USP) começará testes clínicos parau sodo sangue de pacientes que já se recuperaram do coronavírus em doentes graves da doença. São estudos ainda incipientes e em fase inicial em outros países, mas espera-seque o plasma( parte líquida do sangue, carregada de anticorpos e proteínas) de pessoas curadas possa reduzira gravidade em hospitalizados e acelerar o combate à doença.

Os testes foram autorizados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) no sábado. Nesta semana, os especialistas vão começar afazer a triagem de potenciais doadores no Brasil. O protocolo inclui vários critérios, e nem todos os pacientes recuperados são considerados aptos. Mas não podem apresentar mais os sintomas e devem ter comprovação laboratorial de que tiveram a doença eque apresentamos chamados anticorpos neutralizantes, moléculas específicas que podem combater a infecção da Covid-19.

— Acreditamos que, se a terapia funcionar dentro do que esperamos, ela possa ser útil para alguns pacientes e fornecer os anticorpos necessários para aqueles que ainda não os têm em níveis capazes de protegê-los, levando o paciente a uma melhora dos sintomas e à diminuição do vírus no organismo —explica Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de Pesquisa do Einstein.

ANVISA PEDE CAUTELA

A expectativa, afirma,é queno futuro a terapia evite que um grande número de pessoas vá para a UT I, eque ajude a diminuir o número de pacientes necessitados de suporte respiratório durante a internação. A fase de triagem de doadores deve durar até três semanas.

A pesquisa é baseada em experiências com outras patologias. Há mais de cem anos, pesquisadores identificaram que a transfusão de plasma de pacientes recuperados poderia ajudar na recuperação de infectados de gripe espanhola.

—Em teoria, tem tudo para funcionar — diz o diretor do Instituto do Cérebro, Paulo Niemeyer. — Embora com menor rigor científico e com uma medicina de menos recursos, os trabalhos da época indicavam uma redução de quase 50% da mortalidade. Há uma porcentagem grande de pacientes morrendo porque não respondem a nenhum remédio. Isso deve ser tentado.

No Rio, o Hemorio aguarda autorização para iniciar estudos clínicos.

Mais recentemente, testes com plasma de pacientes curados foram realizados em casos de ebola, influenza, Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

—É um conceito denominado transferência passiva de imunidade e, como a pesquisa parte da hipótese de que irá prover anticorpos para o paciente que não apresenta resposta imunológica, acreditamos que a recuperação seja rápida —conta Rizzo.

Testes promissores já foram realizados com pacientes graves de coronavírus na China. Os EUA tiveram aprovação da FDA, a agência reguladora americana, e iniciaram estudos clínicos nessa linha. França e Reino Unido também.

—Relatos na China mostraram que alguns pacientes se beneficiaram dessa terapia. Mas ainda faltam controles bem estabelecidos aqui, e não podemos garantir que vai funcionar. É uma experiência.

Mas baseada em experiências prévias positivas —diz Silvano Wendel Neto, diretor do Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês.

Entre os desafios, está o de encontrar indivíduos que tenham anticorpos neutralizantes para o coronavírus em grande quantidade.

— É uma seleção extremamente criteriosa — explica Wendel.—E uma pesquisa endereçada, neste momento, a pacientes graves, já entubados ou próximos a ser entubados. São os que merecem maior atenção. O objetivo é de certa forma encurtar ou mitigara gravidade desses pacientes. Aí teremos um benefício.

Acautelados médicos se devea vários motivos. Um dele sé que ainda não se sabe se a pesquisa trará solução para todos os pacientes. Em nota sexta, a Anvisa chamou a atenção para que “os resultados derivam, em geral, de estudos não controlados”. A agência ponderou que, embora promissor, “o tamanho limitado das amostras e o desenho dos estudos impedem a comprovação definitiva sobre a eficácia potencial desse tratamento, requerendo avaliação mais aprofundada na forma de ensaios clínicos”.

Outra preocupação é evitar um furor como o causado pela expectativa deu soda cloroquina contra o coronavírus.