fonte: CIPE

São Paulo, 27 de junho de 2020

Chegou ao conhecimento da Diretoria da CIPE, por meio de envio de print de mensagem em grupo de WhatsApp, a oferta de contratação de Cirurgiões Pediátricos para trabalharem no Estado do Piauí, na cidade de Teresina.

Há pontos que devem ser destacados, para que os colegas, Cirurgiões Pediátricos, não sejam levados à falsa ilusão de ganho fácil.

Também – e de suma importância – ressalvar que a empresa contratante estava em negociação com Cirurgiões Pediátricos do Estado do Piauí e que, durante impasse nas conversações, decidiu por apresentar o convite profissional a especialistas de outros Estados.

O que, ao menos, se mostrou deselegante, pois antes de findadas as conversações, vendo que não houvera o aceite de sua proposta, a empresa decidiu pela oferta de valores – em muito superiores às negociações em curso – intentando demonstrar a sua força negocial.

Outros exemplos, em diferentes Estados, e levados a fim por várias empresas prestadoras de serviços de saúde, já se mostraram desastrosos aos médicos, de todas as especialidades, como também, na Cirurgia Pediátrica.

Dessas negociações, embasadas em falsas ilusões, decorreram transtornos e malefícios não somente aos médicos, mas, também, às crianças, aos adolescentes e seus familiares que, em sequência próxima, se viram privados dos serviços inicialmente oferecidos e não mantidos pelos grupos empresariais.

Nessas situações reais e de pretérito não longínquo, de início, extremamente atraentes, o avençado não foi mantido. Médicos que realizaram mudanças de Cidades e, muitas vezes de Estados e Regiões de nosso país continental, tiveram que retornar à sua origem, arcando com prejuízos morais, materiais e profissionais, além da frustração da desconstrução de um sonho profissional e de vida.

A CIPE preocupada com os Cirurgiões Pediátricos, lutando de forma incessante, pela defesa profissional de seus Associados, recomenda cautela na análise dessa e de outras propostas semelhantes.

Não quer, em nenhuma hipótese, denegrir a imagem dessa ou de qualquer outra empresa prestadora de serviços de saúde. Outrossim, em base a outros acontecimentos e dificuldades havidas decorrentes de situações e ofertas “imperdíveis”, a CIPE deseja alertar seus Associados, para que pensem e analisem todos os pontos envolvidos em uma decisão tão ampla, não deixando se seduzir, apenas, por propostas econômicas que, inicialmente, podem parecer irrecusáveis ou imperdíveis; mas que, ao final, podem levar a perdas materiais, morais, profissionais e a extremo desgaste psicológico daqueles que acreditaram no prometido.

Diretoria da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica – CIPE
Comissão de Defesa Profissional da CIPE