Consultórios médicos e as novidades tecnológicas

porCIPERJ

Consultórios médicos e as novidades tecnológicas

fonte: Saúde Business

Até mesmo os médicos mais resistentes à tecnologia já devem ter utilizado alguma solução de computação em nuvem – ou, pelo menos, ouviu falar de suas vantagens. Este conceito avançou bastante dentro da área de saúde, resolvendo tanto as demandas antigas quanto as mais recentes, incluindo desde a gestão de consultórios até a realização de cirurgias e diagnósticos complexos.

A pandemia de COVID-19 apenas acelerou esse movimento digital dentro da rotina médica. O investimento em ferramentas deste tipo, que já estava em franco crescimento nos últimos anos, deve avançar exponencialmente. Dados da consultoria MarketsandMarkets estima que o mercado global de cloud em saúde vai saltar de US$ 23,4 bilhões em 2019 para US$ 51,9 bilhões em 2024, com um crescimento médio anual de 17,2% no período. Mas quais benefícios esta tecnologia entrega à rotina médica? Confira sete situações que reforçam a importância da nuvem nas clínicas e consultórios:

1 – Gestão da informação

Sem dúvida, uma das principais vantagens da computação em nuvem está relacionada à gestão de todas as informações mais importantes à rotina médica. Se antes era preciso dispor os mais diferentes arquivos e dados em diversas pastas, agora é possível reunir tudo em uma única plataforma. Isso permite que ele possa cruzar informações e agilizar seu trabalho sem perder tempo realizando buscas em gavetas e prateleiras.

2 – Mobilidade no dia a dia

Uma solução em cloud tem uma vantagem primordial em relação a outros recursos tecnológicos que são instalados diretamente no computador do médico: a mobilidade no uso. Para acessar o conteúdo do software na nuvem, basta ter um dispositivo conectado à internet. Dessa forma, o médico consegue acessar qualquer informação de seu consultório e/ou de seus pacientes mesmo fora do local de trabalho – ideal para quem participa de congressos, seminários e eventos acadêmicos.

3 – Digitalização completa de processos

O principal desejo da maioria dos médicos pode ser alcançado com recursos na nuvem. Ou seja, a digitalização completa de seu consultório. Prontuários eletrônicos em cloud que possuem a Certificação SBIS-CFM com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS-2) permitem que o profissional integre sua assinatura digital à solução, autorizando-o a substituir totalmente o papel por arquivos digitais no atendimento.

4 – Eficiência operacional

Poucos médicos têm esse cálculo na ponta da língua, mas o fato é que o expediente do profissional é prejudicado por questões burocráticas, como a análise de documentos financeiros, o preenchimento de papéis e recibos e até a busca de arquivos para aqueles que ainda usam uma estrutura física no consultório. Com soluções em cloud, é possível integrar as ferramentas, permitindo mais agilidade no andamento das informações.

5 – Redução de custos

Investir em tecnologia deixou de ser um diferencial e tornou-se em necessidade estratégica. Contudo, a infraestrutura de TI pode pesar no orçamento da clínica e consultório. A alternativa mais indicada é justamente apostar nas ferramentas na nuvem, que possuem um preço bem mais em conta sem perder a qualidade na prestação de serviço – uma vez que é possível pagar apenas pelos recursos utilizados. Além disso, a maior eficiência reduz os gastos desnecessários e aumenta a capacidade do médico de gerar novas receitas, potencializando a gestão financeira de seu trabalho.

6 – Maior relacionamento com pacientes

Engana-se quem pensa que os benefícios do cloud computing ficam restritos apenas à parte tecnológica. Pelo contrário, diversas funcionalidades dessas soluções permitem ao médico estreitar o relacionamento com seus pacientes. Esta possibilidade envolve desde coisas simples, como enviar uma mensagem pré-programada na data de seu aniversário, até coisas mais complexas, como envio de alertas por e-mail ou mensagem de celular para lembrar exames, consultas e retornos – além, é claro, de agendamento on-line e divulgação de resultados em plataformas na web.

7 – Atendimento mais humanizado

Por fim, a combinação de todas estas situações resulta na vantagem mais importante que o médico pode ter em seu trabalho, isto é, tempo para se dedicar ao melhor atendimento a seu paciente nas consultas. Sem preocupações com a gestão da informação, com os dados disponíveis a poucos toques na tela e sem ter que recorrer a arquivos físicos, o profissional consegue dedicar toda sua atenção às pessoas que estão em sua frente. Dessa forma, ele pode aprofundar seu diagnóstico e receitar o melhor tratamento, garantindo maior qualidade de vida à população.

Sobre o Autor

CIPERJ administrator

Desde sua criação, a CIPERJ tem como principal objetivo unir a classe no Estado do Rio de Janeiro, lutando por seus direitos e, principalmente, por condições de trabalho ideais. Além disso, a entidade é responsável pela atualização de seus associados. Para isso, realiza reuniões científicas e divulga cursos e eventos que sejam importantes para o desenvolvimento do profissional.