fonte: Faperj

A direção da FAPERJ anunciou, na sexta-feira, dia 25 de setembro, o lançamento do Programa de Apoio à Editoração – 2020. O edital se destina a apoiar a difusão e divulgação de pesquisas e/ou estudos desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro, fomentando a sua edição em formato de livro, e-book, coletânea, publicação periódica temática, obra de referência, CD (de áudio, de dados e híbridos) e DVD (de vídeos documentários, científicos ou educativos, de dados e híbridos) nos suportes impresso, eletrônico ou digital. Entre as exigências do edital está a necessidade de que os proponentes sejam pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, com vínculo empregatício ou estatutário em instituições de ensino superior e/ou de pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro.

O edital Programa de Apoio à Editoração – 2020 retoma uma modalidade de fomento tradicional da FAPERJ, o Auxílio à Editoração – APQ3, interrompido em 2017 em função da crise fiiscal por que passou Estado do Rio de Janeiro. Obras já contempladas em edições anteriores de Programas de Editoração da FAPERJ e que não tenham sido executadas podem se recandidatar desde que incluam justificativa e mantenham atualidade científica e/ou acadêmica.

O presidente da FAPERJ ressalta que essa forma de financiamento também tem resultados expressivos no apoio à atividade econômica do Estado do Rio de Janeiro. “Através do apoio à editoração possibilitamos o incremento dos setores de edição, parques gráficos e todos os profissionais que se integram nos processos de impressão de livros, CDs e DVDs no Estado do Rio de Janeiro”, disse Jerson Lima.

Para a diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela, com o lançamento do edital a FAPERJ sinaliza para a comunidade que o apoio a publicações acadêmicas e de caráter científico, tecnológico e de inovação, reforça seu contínuo compromisso com a sua atividade-fim, que é proporcionar a multiplicação do conhecimento, das técnicas, metodologias e resultados alcançados pela comunidade fluminense. “Apoiar publicações científicas e tecnológicas é um dos mais eficazes meios de garantir que os resultados conquistados pelos projetos financiados pela Fundação ganhem ampla divulgação não apenas entre pesquisadores e inovadores, mas também para toda a população fluminense”, destacou.

Coordenadora da Área de Letras da FAPERJ, a professora Beatriz Resende avalia que o momento é muito oportuno para a retomada do programa, de especial importância para a produção acadêmica fluminense. “Com as editoras vivendo grandes dificuldades econômicas, o sistema de produção e distribuição de livros enfrenta crise sem precedentes. O apoio da FAPERJ vai viabilizar a edição de livros que dificilmente seria publicados de outra forma. Além da contribuição para a circulação de obras de importância acadêmica, será também um alento para várias editoras, especialmente as pequenas”, disse Beatriz, Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O prazo para submissão de propostas vai de 25 de setembro a 29 de outubro de 2020.Confira a íntegra da chamada e seus anexos no endereço a seguir:

Clique no link abaixo para acessar o conteúdo do edital:

Programa de Apoio à Editoração – 2020