DSC00885Cerca de 40 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado, dia 17, ao VIII Curso de Educação Continuada em Cirurgia Pediátrica CIPERJ/CREMERJ, realizado no auditório Julio Arantes Sanderson de Queiroz, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O evento teve início com o vice-presidente da CIPERJ, Dr. Kleber Moreira Anderson, e o presidente do CREMERJ, Dr. Sidnei Ferreira, dando às boas-vindas aos presentes. Logo em seguida, devido a uma mudança de última hora, o Dr. Carlos Eduardo Junqueira realizou a primeira palestra do dia, em vez da última, falando sobre Apendicite. O Dr. Luciano Guimarães deu continuidade ao curso com apresentação abordando Fundoplicatura. Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Antes do intervalo para o café foram abertas perguntas dos presentes aos dois palestrantes e ocorreu um grande debate não só sobre as técnicas apresentadas nos temas abordados mas como a atual situação do ensino médico e dos hospitais públicos e privados no país que contribuem negativamente para se chegar a um diagnóstico de doenças, como a apendicite.

Após a pausa, Dr. André Lima da Cunha falou sobre Colecistectomia videolaparoscópica e, fechando o evento, Dr. Edward Esteves abordou Cirurgia Videoendoscópica Neonatal. Em seguida, ocorreu um novo debate, desta vez com a presença dos dois últimos palestrantes e sobre os respectivos temas abordados.

BAIXE AS PALESTRAS

Em breve estará disponível a palestra do Dr. Edward Esteves.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO